HPV: Jundiaí tem adesão acima da média

Publicada em 17/03/2014 às 16:36

Com uma adesão de 19,42% das meninas de 11 a 13 anos de idade, a campanha de imunização contra o vírus HPV em Jundiaí superou os percentuais do Estado de São Paulo (18,35%) e do Brasil (10,89%). A campanha de vacinação, lançada neste ano na rede pública de saúde, começou em 10 de março e segue até o dia 10 de abril.

MAIS SAÚDE
Prefeitura garante mais R$ 15 milhões ao São Vicente

Vigilância de Saúde orienta sobre consumo de peixes

Campanha é dirigida para meninas de 11 a 13 anos de idade

Campanha é dirigida para meninas de 11 a 13 anos de idade

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, 1.499 meninas procuraram as unidades básicas ou de saúde da família nos bairros de Jundiaí entre os dias 10 e 14 de março. O público-alvo estimado é de 7.719 meninas, formando o percentual atingido de 19,42%.

Apesar de considerar positivo esse resultado inicial, a avaliação é de que as adolescentes ainda precisam ser estimuladas a procurar a vacina e um dos caminhos é o apoio de professores das escolas públicas e particulares, que estão sendo contatados parcialmente pelo setor da Vigilância em Saúde. O material de divulgação foi distribuído ao longo de fevereiro nas escolas.

Um dos pontos principais é a importância da vacina para prevenir casos futuros de câncer no colo do útero, informação que deve ser reforçada em algumas regiões da cidade que apresentaram baixa adesão à campanha na sua primeira semana.

O período da campanha vai oferecer a primeira dose da vacina, sendo a segunda em setembro e a terceira depois de cinco anos da dose inicial. Para ser imunizada, basta levar a carteirinha de vacinação até a unidade de saúde mais próxima de casa (onde estiver cadastrada). Em casos excepcionais, também existe o plantão aos sábados na UBS Central.

O que é HPV
Esse é o nome de um vírus com a abreviatura de papilomavírus humano a partir do termo em inglês e bastante comum em homens e mulheres no mundo inteiro. Entre mais de 100 variedades, a maioria é transitória mas aproximadamente 15 são potencialmente cancerígenas, sendo alvo da vacina. Quando a mulher está adulta, entre 25 e 64 anos, ela pode também realizar exames preventivos do câncer de colo de útero na rede pública de saúde.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/17/hpv-jundiai-tem-adesao-acima-da-media/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original