Rick Kellly diverte crianças e adultos no calçadão

Publicada em 17/03/2014 às 16:44
Apresentação atraiu um grande número de pessoas

Apresentação atraiu um grande número de pessoas

O Dia Internacional do Circo foi comemorado neste sábado (15) com uma apresentação da Cia. Rick Kelly no calçadão da rua Barão de Jundiaí. A interatividade marcou o espetáculo, que mesclou teatro com o circo e atraiu um grande número de crianças e adultos que passaram pelo Centro. A iniciativa foi do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão.

MAIS
Museu Solar do Barão oferece oficinas culturais

Dia Internacional do Circo: Sob a lona da arte

Cleberson de Souza Gomes, de 30 anos, parou para assistir a apresentação com a filha. “É uma ideia bacana promover este tipo de evento na rua, pois atrai a atenção das crianças”, disse. A comerciante Cristina de Souza, de 45 anos, aproveitou a ida ao Centro para assistir ao espetáculo com a filha. “Na rua todo mundo para e acaba assistindo.”

Moradora de Itupeva, a dona de casa Adriana Gomes dos Santos Silva, de 24 anos, aprovou a iniciativa. “É bem legal, chama a atenção de quem está passando, principalmente das crianças, que param para ver.”

Espetáculo foi marcado pela interatividade

Espetáculo foi marcado pela interatividade

Numa montagem feita especialmente para apresentação no calçadão, a Cia. Rick Kelly contou, de forma divertida, a história do palhaço negro Benjamim de Oliveira, que chegou ao Brasil com um circo da Europa na época da escravidão.

O palhaço, já alforriado, foi tomar um café no bairro da Cinelândia, em São Paulo, e durante o passeio foi confundido com um escravo fugitivo e acabou preso. Indignados com a situação, alguns artistas começaram uma manifestação a favor do palhaço. Em homenagem a Benjamim, 15 de março foi instituído o Dia Internacional do Circo.

“As pessoas contam que ele foi o criador do teatro-circo que conhecemos hoje. A maquiagem de cara branca que o palhaço usa foi uma ideia dele, já que na época tinha que esconder sua pele negra”, explicou o ator e palhaço Rick.

Vista Alegre
No dia 27 de março é comemorado o Dia do Artista Circense, uma homenagem ao palhaço Piolim. Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, promove no dia 22 (sábado), às 16h, a apresentação do espetáculo “O Circo Chegou!”, no bairro Vista Alegre.

A produção é inspirada no tradicional Sarau de Charles, que ocorre há 18 anos na capital paulista. A apresentação reúne diferentes modalidades artísticas e apresenta um panorama da cultura brasileira. A realização é da Associação Raso da Catarina e a apresentação é gratuita. O espetáculo será apresentado na avenida João Forner, s/nº, esquina com a rua Creuza Prado, no bairro que em breve vai contar com um novo CEU das Artes.

Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/17/rick-kellly-diverte-criancas-e-adultos-no-calcadao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original