Seminário aborda universo dos resíduos eletrônicos

Publicada em 17/03/2014 às 20:06

A campanha Se Liga Jundiaí inicia nesta terça-feira (18), com o seminário “Resíduos Eletrônicos e Eletrodomésticos – Gestão, Logística Reversa e Reciclagem”, que será realizado no auditório da Unianchieta, a partir das 19h.

A abertura do evento contará com a apresentação de executivos da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), de empresários do varejo e do secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, Aguinaldo Leite.

Secretário Aguinaldo Leite com o prefeito Pedro Bigardi, durante congresso internacional

Secretário Aguinaldo Leite com o prefeito Pedro Bigardi, durante congresso internacional

O seminário aborda o universo dos resíduos eletrônicos e eletrodomésticos e a programação inclui quatro painéis a serem apresentados por profissionais da área sobre temas relacionados ao tema, políticas públicas e federais. No final haverá abertura para debate com o público. A entrada é gratuita.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, fará uma apresentação sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos. Destaque também para a apresentação do diretor do Carrefour, Paulo Pianez, que irá abordar o panorama atual de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil e Europa.

Também está confirmada a presença do diretor de Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompílio, que representará a Rede Extra, parceira da campanha assim como o Carrefour.

Campanha
Se Liga Jundiaí é organizado pela ABREE em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, por meio da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. A campanha acontece entre os dias 25 de março e 6 de abril, com pontos fixos e públicos para o descarte dos resíduos pelos consumidores.

Todo equipamento descartado seguirá um processo de destinação ambientalmente correto pela ABREE, que atua na implementação de sistemas coletivos de logística reversa de larga escala aos associados, conforme as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A campanha tem como objetivo coletar, educar e conscientizar a população sobre a importância do descarte e destinação ambientalmente correta dos resíduos.

Os pontos fixos para o descarte estarão localizados na Unianchieta, ETEC Vasco Venchiarutti, e nos estabelecimentos Extra Hipermercados e Carrefour. Já os pontos públicos estarão no Parque da Cidade e no bolsão de entrada do Parque da Uva.

Jundiaí é o terceiro município a receber a campanha da ABREE, que iniciou no ano passado e já passou por São José dos Campos (SP) e Niterói (RJ), onde foram levantados vários dados para pesquisa e desenvolvimento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/17/seminario-aborda-universo-dos-residuos-eletronicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original