Enfermagem discute ampliação de horário das UBS

Publicada em 18/03/2014 às 18:27

A equipe de enfermagem da atenção básica da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (18) a reunião bimensal tendo entre os temas a perspectiva de transformar toda a rede de 37 unidades básicas ou de saúde da família de Jundiaí para o funcionamento integral, ou seja: entre 7h e 19h, incluindo o horário de almoço, com dois turnos de equipes.

MAIS SAÚDE
PA Central 24 Horas celebra um ano com plano de expansão

A reunião da enfermagem aconteceu no auditório do Paço

A reunião da enfermagem aconteceu no auditório do Paço

“Essa meta vai ser possível com a mudança a médio prazo da jornada da enfermagem para 6 horas, que tramita em Brasília. Dessa maneira, teríamos dois turnos totalizando 12 horas de funcionamento.”, explicou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. A análise está sendo feita atualmente por outras pastas envolvidas, como Finanças.

A mudança de jornada deve ser implementada gradualmente. Em paralelo, a Prefeitura estuda uma solução para a distribuição de medicamentos básicos – que hoje é feita por esses profissionais – com um serviço próprio nas unidades, mudança cobrada por entidades dos farmacêuticos.

“Foram encaminhamentos muito importantes para a perspectiva futura do trabalho”, explica a coordenadora de Enfermagem da SMS, Nadejda Picchi Izmailov.

Somente na atenção básica, a Secretaria de Saúde reúne mais de 70 enfermeiras e enfermeiros de formação superior e boa parte ocupa funções de gerência de unidades, além de mais de 150 técnicos de enfermagem, formando um eixo importante das ações da saúde pública nos programas distribuídos pelos bairros da cidade.

Secretário Cláudio Miranda e o diretor Marino Mazzei Filho

Secretário Cláudio Miranda e o diretor Marino Mazzei Filho

Diálogo
A reunião, promovida no auditório do Paço Municipal, teve a participação de outros setores da Secretaria de Saúde. A Vigilância Epidemiológica trouxe os dados de casos suspeitos de dengue no município e a importância das unidades básicas usarem o Índice de Breteau (levantamento de larvas por amostragem promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses), para ficarem sensibilizadas a esses casos suspeitos.

A Coordenadoria de Nutrição narrou estar sendo reforçada e apresentou materiais a serem usados em campanhas de amamentação infantil no segundo semestre. E outros programas, como o PAIT (de assistência aos tabagistas), reforçaram o roteiro de encaminhamento de dependentes pelas unidades.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/18/saude-enfermagem-discute-ampliacao-de-horario-das-ubs/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original