PA Central 24 Horas orienta novas unidades de urgência

Publicada em 19/03/2014 às 18:38

Com a passagem do primeiro aniversário, o Pronto-Atendimento (PA) Central 24 horas reforça para a população de Jundiaí a perspectiva da reestruturação do setor de urgência e emergência no município. A exemplo desta unidade, inaugurada em 2013 pelo prefeito Pedro Bigardi num prazo recorde de 70 dias, o atendimento 24 horas será expandido para o PA Retiro e para as UPAs (mini-hospitais) Novo Horizonte, Ponte São João, Vila Progresso e Vila Hortolândia.

No total, de um único pronto-socorro de tempo integral existente em 2012, Jundiaí vai ser estruturado com sete pontos de atendimento ininterruptos, seja durante o dia, à noite ou até nos feriados. “É uma ampliação que vai economizar o uso do hospital na maioria dos casos, além de aumentarmos bastante o número de leitos de internações curtas”, explica o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

Obras da UPA Novo Horizonte estão em andamento

Obras da UPA Novo Horizonte estão em andamento

Entre março de 2013, quando foi inaugurado, e 14 de março deste ano, o PA Central 24 Horas realizou mais de 110 mil atendimentos nas áreas de clínica geral, odontologia e oftalmologia e será ampliado neste semestre com uma ala de internação psiquiátrica de hospital geral.

Estruturação
Das novas unidades, a UPA Novo Horizonte é a mais adiantada em estágio de obras, seguida pelo PA Retiro 24 Horas que depende de nova localização da unidade básica do bairro para expandir a atual unidade de tempo parcial. Ambos serão entregues neste ano à população.

Outras unidades em andamento são a UPA Ponte São João, que tramita os preparativos das obras em outros setores da Prefeitura de Jundiaí, e a UPA Vila Progresso, que está com o projeto final sendo detalhado em escritório de arquitetura. A UPA Vila Hortolândia, por outro lado, está concluindo a fase de negociação da área.

Até mesmo o número de leitos de internação rápida faz diferença ao longo do tempo. No PA Central 24 Horas, em um ano de funcionamento, foram mais de 1 mil casos desse tipo em apenas 25 leitos. Todos economizaram a situação de macas provisórias no Pronto-Socorro, oferecendo um atendimento mais humanizado à população.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/19/pa-central-24-horas-orienta-novas-unidades-de-urgencia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original