Proempi convida secretário de Obras para palestra

Publicada em 19/03/2014 às 15:52

O secretário de Obras da Prefeitura de Jundiaí, José Roberto Aprillanti Júnior, participou, na manhã desta quarta-feira (19), como palestrante do curso realizado pela Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região (Proempi). O tema discutido no auditório da empresa Astra foi a Plataforma BIM.

Secretário fala com profissionais da área na Astra

Secretário fala com profissionais da área na Astra

O curso reuniu 120 profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia, que puderam conhecer um pouco mais sobre a nova ferramenta disponível no mercado. O BIM (Building Information Modeling) é usado no gerenciamento de informações de projetos, que permite não só reduzir o tempo na execução dos estudos de construção, como também evitar o desperdício de materiais.

Como palestrante convidado, o secretário Aprillanti mostrou que a Prefeitura de Jundiaí também tem procurado desenvolver ferramentas para tornar os processo de aprovação de projetos de construção civil mais ágeis e simplificados. Como o Saepro, o Sistema de Aprovação Eletrônica de Projetos de Obras, que auxilia o profissional no encaminhamento e acompanhamento, via web, de todos os protocolos de assuntos referentes à aprovação junto à Divisão de Aprovação de Projetos (SMO/DAP).

“Uma das novidades é que, a partir de maio, pretendemos já colocar em operação a emissão do habite-se eletrônico”, exemplificou o secretário.

Eficiência do Saepro foi destacada

Eficiência do Saepro foi destacada

Aprimoramento
Sobre o BIM, Aprillanti Júnior disse que é mais um evolução tecnológica que pode ser compartilhada com os procedimentos da Secretaria de Obras. “Será um segundo passo no sentido de aprimorar os processos, principalmente no que diz respeito às obras públicas”, afirmou.

Ricardo Benassi, presidente da Proempi e também representando o Secovi (Sindicato da Habitação), disse que essas tecnologias permitem aos profissionais se distanciarem cada vez mais das grandes pranchetas, dos papéis e outros recursos utilizados antigamente. “É uma grande evolução na forma de fazer projetos e, com este curso, temos certeza de que vamos chamar a atenção daqueles que ainda atuam pela forma antiga”, disse.

Alcir de Oliveira
Foto: Clever de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/19/proempi-convida-secretario-de-obras-para-palestra/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original