Projeto Ademar Guerra traz encontro regional de teatro para Jundiaí
Publicada em 19/03/2014 às 18:55Pela primeira vez, Jundiaí vai sediar o Encontro Regional de Teatro do Projeto Ademar Guerra. A definição foi dada numa reunião realizada nesta quarta-feira (19) com o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o diretor de Cultura, Eufraudísio Modesto, a diretora do Teatro Polytheama, Carla Pagani, e o produtor cultural do Projeto Ademar Guerra, Renato Modesto. A mostra será realizada no segundo semestre, no Teatro Polytheama. A data será divulgada em breve.
A vinda do encontro para Jundiaí é decorrente da participação do secretário Tércio Marinho no Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, realizado dia 10 de março, que propôs a parceria com o Projeto Ademar Guerra – desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura.
Renato Modesto informa que nos encontros regionais são realizados workshops, palestras e espetáculos gratuitos para a população. Participam representantes das 80 companhias teatrais atendidas pelo projeto.
Projeto
Criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura, o Projeto Ademar Guerra busca qualificar e capacitar os artistas que atuam em grupos ou coletivos teatrais, orientar sobre técnicas artísticas e incentivar o trabalho dos profissionais da área das artes cênicas no âmbito estadual.
Cada grupo selecionado recebe orientação de um artista-orientador, selecionado pelo Projeto Ademar Guerra, que passa a acompanhar a pesquisa e montagem de espetáculo do grupo. Além de promover o intercâmbio de informações e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas.
O nome é uma homenagem ao diretor teatral Ademar Guerra. O trabalho dele marcou a década de 1960, com as peças “Oh, que delícia de guerra”, “Marat/Sade” e “Hair”, também deixou sua marca na TV, com a direção da “TV Vila Sésamo”. Ademar também foi um monitor profissional de grupos amadores, lançando assim o início do que viria a ser o Projeto Ademar Guerra.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original