Saúde bucal inicia levantamento em abril

Publicada em 19/03/2014 às 17:42

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade de Odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realiza de abril a agosto deste ano um levantamento das condições de saúde bucal da população de Jundiaí.

MAIS
Enfermagem discute ampliação de horário das UBS

O projeto vai selecionar pessoas das faixas etárias de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos usando um método de sorteio baseado nos dados do Censo IBGE 2010. Mas a cooperação é um dado importante porque a adesão é voluntária.

Prefeito Pedro Bigardi na aula inaugural, em fevereiro

Prefeito Pedro Bigardi na aula inaugural, em fevereiro

Os dados coletados não serão divulgados individualmente, apenas a porcentagem de doenças detectadas.

“Esse mapeamento vai ajudar a administração a focar os esforços nas áreas de maior necessidade de tratamento odontológico”, explica o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, destacando os recentes avanços no setor.

As crianças e adolescentes visitados nas escolas serão examinados caso os pais estejam de acordo com esta participação. Já os adultos e idosos serão visitados nos próprios domicílios, respondendo a algumas perguntas e sendo examinados por um dentista cadastrado e identificado pelo projeto da Secretaria de Saúde.

O exame será de observação da boca, feito com toda a técnica, segurança e higiene recomendados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Ao participar do projeto, o voluntário vai contribuir para um melhor conhecimento a respeito das doenças bucais da população e para o planejamento de ações preventivas e curativas no município. Em troca, vai receber orientações e encaminhamentos.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/19/saude-bucal-inicia-levantamento-em-abril/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original