Prefeitura conquista R$ 200 mil para criar ecopontos

Publicada em 20/03/2014 às 19:21

A Prefeitura de Jundiaí conquistou um recurso de R$ 200 mil pela premiação no ranking Município Verde-Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O prefeito Pedro Bigardi esteve, na manhã desta quinta-feira (20), com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para oficializar o uso destes recursos na instalação de quatro ecopontos em Jundiaí.

MAIS
Jundiaí celebra o Dia Mundial da Água

O município já conta com um caminhão de combate a incêndios florestais, que recebeu pela posição anterior no ranking. “Jundiaí tem plenas condições de ser um dos municípios mais destacados do Estado de São Paulo na área de sustentabilidade ambiental”, afirma o prefeito.

Prefeito com o secretário estadual Bruno Covas: sucesso verde

Prefeito com o secretário estadual Bruno Covas: sucesso verde

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, ao menos 10 áreas passam por uma avaliação para verificar as condições de receber os ecopontos. Dentre elas o Parque Centenário, Jardim Tarumã, Fazenda Grande, Jardim Tulipas, Vila Nambi, Ivoturucaia e Santa Gertrudes, entre outros.

A secretaria realizará um estudo para verificar quais locais são públicos e que permitem a instalação do ecoponto e apresentará ao prefeito. A partir disso é que serão escolhidos os bairros.

“Essa conquista vem ao encontro das ações da secretaria no tratamento e destinação correta dos resíduos sólidos”, afirma Aguinaldo Leite, secretário de Serviços Públicos, ao dizer que a meta é implantar 30 ecopontos no município.

No pódio
Além do recurso, Jundiaí também passou a figurar no terceiro lugar do ranking, após apresentação de recurso. Segundo Flávio Gramollelli Junior, diretor do Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, foram reavaliadas os quesitos Esgoto Tratado e Estrutura Ambiental. Com a revisão, a pontuação do município subiu de 94,5 para 95,5, o que a elevou de quarta para terceira colocada.

Município Verde-Azul
O ranking avalia 587 municípios paulistas desde 2008 e a melhor colocação atingida pela cidade tinha sido um 27º lugar, em 2012. Entre os motivos apontados para a subida de Jundiaí estão medidas como o início da elaboração do Plano Municipal de Saneamento (resíduos sólidos, água e esgoto e macro e microdrenagem).

“A terceira posição nos traz uma responsabilidade ainda maior na gestão e no controle das ações de sustentabilidade do município, pois Jundiaí é e merece ser este destaque no cenário estadual, em razão do seu patrimônio natural da população, sempre tão parceira e disponível para participar dos programas e das ações de cunho ambiental”, afirma Daniela da Camara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente.

Kadija Rodrigues
Foto: Fotografos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/20/prefeitura-conquista-r-200-mil-para-criar-ecopontos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original