Funss: Aula de pintura leva autoestima para o São José
Publicada em 22/03/2014 às 20:14Aos 26 anos, o artesão Fábio Alves de Oliveira descobriu que tinha uma doença cardíaca irreversível. “O médico disse eu não iria viver muitos anos. Logo que descobri, entrei em depressão e foi a arte que me tirou disso. Aprendi muitas técnicas e há 8 anos vivo de arte.” Ele e mais 11 pessoas têm a oportunidade, agora, de poder conhecer as técnicas de pintura e desenho gratuitamente, no próprio bairro onde moram. A partir deste sábado (22), o Funss (Fundo Social de Solidariedade) passou a realizar o curso no bairro São José, próximo ao Parque do Corrupira. As aulas ocorrem na Capela São José da Pedra Santa.
MAIS
Habitação: Prefeitura anuncia construção de 1.488 moradias
Para a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social, a iniciativa da atual administração municipal de levar os cursos aos bairros é justamente essa: proporcionar conhecimento, geração de renda e a oportunidade de melhorar a autoestima das pessoas. E a utilização do espaço na Capela São José aconteceu após uma visita da primeira-dama.
“A Alessandra Giasseti (professora de artes) ministra as aulas de pintura e desenho artístico no Fundo Social. Foi ela quem nos sugeriu este espaço para descentralizarmos os nossos cursos. Esta é uma de nossas metas para este ano, como já acontece com o de moda, no Jardim Novo Horizonte. Achei o local ótimo e fiquei muito sensibilizada com a simpatia e o acolhimento destas pessoas que se dedicam dia e noite ao árduo trabalho na agricultura”, destacou a primeira-dama.
SaúdeDe acordo com a professora Alessandra, as alunas do bairro São José sofrem, muitas vezes, por estarem em um local afastado e sem atividades. “Essas mulheres trabalham pesado e não têm tempo de ocupar a mente. O artesanato funciona, primeiramente, como uma terapia. Percebemos os resultados ainda nas primeiras aulas. Até o final do curso, em dezembro de 2014, elas vão adquirir as técnicas e poderão produzir as peças até para a comercialização.”
Para a florista Clarice Scarpineli, ter a aula no bairro foi a maior alegria. “A Prefeitura ter trazido as aulas da Alessandra até nós foi muito bom. Conhecemos gente nova e ocupamos a cabeça.”
Entre os principais interesses da comunidade do São José está o cuidado com a saúde. “Como a maioria dos moradores trabalha na lavoura, muitos sofrem com problemas de coluna. Por isso, para nós, seria ótimo poder contar com um profissional que trabalhasse com a gente exercícios de aquecimento e postura”, explicou a moradora do São José, Gláucia Marzullo.
Luiza Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
Baixe as fotos desta notícia na resolução original