Vista Alegre conhece ações do CEU das Artes
Publicada em 24/03/2014 às 15:15A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Semads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), realizou no domingo (23) a sétima oficina de mobilização com os moradores do bairro Vista Alegre, onde está sendo construído o Centro das Artes e dos Esportes Unificados, chamado de CEU das Artes. O local vai abrigar espaços culturais, esportivos e de assistência social.
MAIS
“Revolução das Bengalas” encerra com shows e novo livro
Com a presença de representantes de diversas secretarias, a pauta do encontro foi apresentar quais ações serão desenvolvidas no bairro. “Queremos que os moradores conheçam o papel do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que estará presente no CEU do Vista Alegre. O Cras é a porta de entrada para as famílias, pois garante os direitos e a emancipação do cidadão”, explica a diretora da Semads, Roselaine Timoteo de Mamede.
O CEU também contará com uma biblioteca de 70 m² e um acervo de cerca de 2 mil livros. “Queremos incentivar a leitura e a escrita para as crianças, jovens e adultos. Contaremos com uma equipe da Secretaria de Educação para auxiliar a consulta dos moradores na biblioteca e, futuramente, traremos projetos, como contação de história”, destaca a diretora de Fomento à Leitura e Literatura, Leila Casote.
O diretor de Esporte, Luiz Miguel Lacerda, também presente na reunião, afirmou que a Secretaria de Esporte e Lazer está trabalhando para levar atividades esportivas para o novo centro, como a ginástica corporal, além de novos equipamentos, quadra poliesportiva, pista de caminhada e parquinho infantil.
O CEU vai abrigar ainda espaço para atividades culturais. Mas a Secretaria de Cultura já desenvolve um trabalho no Vista Alegreo. “No sábado (dia 22), por exemplo, trouxemos o espetáculo ‘O circo chegou!’ aqui no bairro, foi um sucesso. Já estamos trabalhando para descobrir quais as demandas e qual a vocação cultural da comunidade”, diz a diretora de Ação Comunitária da Secretaria, Eliane Silva Pinto, presente na oficina.
Parceria
As obras do CEU foram iniciadas em novembro de 2013 e envolvem uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Ministério da Cultura (programa PAC 2), com R$ 2 milhões de recursos federais e R$ 800 mil de contrapartida municipal. A previsão de entrega é no início do segundo semestre deste ano.
A próxima oficina está marcada para o dia 6 de abril (domingo), às 15h, no Centro Comunitário, na Avenida João Forner, sem número.
Luiza Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
05/11/2024
Bairro dos Fernandes ganha espaço cultural com oficinas gratuitas
-
13/06/2024
Pracinha da Cultura tem 125 vagas remanescentes em oito oficinas gratuitas
-
14/05/2024
Pracinha da Cultura recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”
-
25/04/2024
Cultura abre 450 vagas para oficinas gratuitas na Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Baixe as fotos desta notícia na resolução original