Alteração em Lei amplia ações para incentivo do turismo

Publicada em 27/03/2014 às 14:15

Uma emenda à Lei Orgânica de Jundiaí, aprovada este mês pela Câmara Municipal, vai possibilitar que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, amplie as ações para o incentivo do turismo na cidade. A emenda altera e inclui novas atribuições para a Diretoria de Turismo.

MAIS
‘Jundiaí Feito à Mão’ participa da Feira Artesanatos do Mundo

Marcela Moro, diretora de Turismo: passo importante

Marcela Moro, diretora de Turismo: passo importante

“É uma grande conquista, o maior passo que a gente poderia dar”, resume a diretora de Turismo, Marcela Moro. Ela explica que a Lei Orgânica é antiga e definia como responsabilidade da pasta apenas a manutenção de parques e praças. “A mudança foi possível graças ao trabalho e apoio do vereador Leandro Palmarini”, destaca Marcela.

Agora, o novo texto define que a Prefeitura poderá desenvolver ações para promoção de atrativos e da estrutura turística do município, incentivo à produção artesanal local, realização de festas, como a Festa da Uva, qualificação do turismo local, rotas turísticas, entre outras. “Já desenvolvemos diversas ações, mas era preciso mudar o texto da Lei Orgânica”, diz a diretora.

Com a alteração, explica Marcela, também será possível criar o Fundo Municipal de Turismo, uma demanda antiga de todo o setor, especialmente do Conselho Municipal de Turismo. “A alteração abre muitas possibilidades, inclusive de criar leis de incentivo, e dá uma nova ótica para o turismo de Jundiaí. Nosso próximo passo é começar a instalação do Fundo.”

Na sessão de terça-feira (25), a Câmara também aprovou a nova denominação para a Secretaria, alterando o termo Turismo Rural para apenas Turismo. “O turismo rural é importante, mas Jundiaí não se limita apenas a ele. Temos outros setores importantes, como o de negócios, o ecoturismo, o gastronômico, que está crescendo muito. Não podemos limitar nosso trabalho apenas à abordagem do rural”, justifica Marcela.

Niza Souza
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/27/alteracao-em-lei-amplia-acoes-para-incentivo-do-turismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original