Diretor de Meio Ambiente fala com alunos de gestão ambiental

Publicada em 28/03/2014 às 18:53

O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, Flávio Gramollelli Junior, participou de um ciclo de palestras sobre água na tarde desta sexta-feira (28), em evento realizado pela Fatec (Faculdade de Tecnologia) e Museu da Energia.

O diretor mostrou a realidade da água em Jundiaí com o tema “Crise hídrica na região de Jundiaí” para os alunos do curso de gestão ambiental e destacou a necessidade de as pessoas se conscientizarem em fazer o uso correto da água evitando o desperdício.

Gramollelli fala para alunos do curso de gestão ambiental

Gramollelli fala para alunos do curso de gestão ambiental

Flávio diz que a água não vai acabar, mas haverá crises de abastecimento por conta do aumento no consumo e na ocupação de áreas críticas em quantidade de água. “É preciso avaliar a disponibilidade hídrica pelo número de pessoas que vivem em determinado lugar”.

No município, por exemplo, a disponibilidade hídrica da bacia do rio Jundiaí é de 120 metros cúbicos por habitante anuais, enquanto na bacia PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) – que complementa a oferta na cidade pela captação no rio Atibaia – é de 450 metros cúbicos por habitante anuais. “A ONU recomenda, pelo menos, 1,5 mil metros cúbicos por habitantes para atender as necessidades econômicas e sociais”, diz Flávio.

Por isso ele acredita que a propaganda veiculada há anos de que haveria água para abastecer a cidade por meio século ou mais não é verdadeira. “É preciso realizar um forte trabalho de educação ambiental em relação ao desperdício e focar na defesa de áreas verdes que atuam na infiltração da água para os lençóis freáticos”.

A diretora da Fatec Jundiaí, Viviane Rezi Dobarro, destacou a importância de a faculdade abrir espaço para essas discussões. “O nosso auditório sempre estará aberto para ampliar os debates nos diversos temas”, afirma.

Já para Shari Almeida, coordenadora do Museu da Energia, a função é fazer a interface educativa, por isso a ideia de promover eventos como esse ciclo de palestras.

O evento também contou com as apresentações de Rafael Queiroz, do Departamento de Água e Esgosto (DAE), e de Antonio Carlos dos Santos, da Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ).

Kadija Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/28/diretor-de-meio-ambiente-fala-com-alunos-de-gestao-ambiental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original