Especial: Alunos da rede aprendem um novo olhar

Publicada em 28/03/2014 às 16:55

É dentro da classe que abriga a turminha do 1º ano A, na Emeb Adelino Brandão, no bairro Cecap II, que o pequeno Jeferson, de 6 anos, se anima agitado pelas carteiras pouco antes de mais uma aula da oficina de fotografia.

Durante a lição, que durou quase 1 hora na tarde desta quarta-feira (26), Jeferson e outros 20 amiguinhos – com idade entre 6 a 7 anos – começaram a desenvolver a sensibilidade, a paciência, o olhar contemplativo e outros sentidos, matéria-prima essencial para quem pretende dar o primeiro clique no mundo da fotografia, garante o professor, Júlio Montheiro, fotógrafo profissional há quase 30 anos.

MAIS EDUCAÇÃO
Centro de Línguas promove 2ª Semana Italiana

O fotógrafo Júlio Montheiro e a monitora Joyce em campo com a turma

O fotógrafo Júlio Montheiro e a monitora Joyce em campo com a turma

Com o olhar arregalado na direção do professor, o menino, assim como toda classe, foi orientado a ficar de pés juntos e a respirar fundo e compassadamente. Depois, de olhos fechados e mergulhados no silêncio curioso que os tomava, foi fácil sentir os batimentos cardíacos do coração pelo toque da mão direita. Por último sentiram o coração vibrar pelo toque da ponta dos dedos no pulso. Para eles foi uma descoberta e tanto. “Eu adoro as aulas de fotografia”, garante Jeferson, enquanto olha curioso uma foto feita pelo professor, que mostra o cego com seu acordeão na rua Barão de Jundiaí, no Centro, em troca de algumas moedas e aplausos.

Yuri, de 6 anos, fica na carteira logo atrás de Jeferson. Foi um dos primeiros a terminar a tarefa seguinte: fazer de um papel sulfite um rolinho parecido com um óculo imaginário. Foi logo levando o canudo em direção ao olho direito, em contato com a lente dos óculos e apontando para todos os lados da classe. “O mais legal dessa aula é poder desenhar e procurar coisas diferentes na escola pra ver”, disse, olhando pela luneta de papel.

Yuri e Jeferson já ensaiam os primeiros cliques

Yuri e Jeferson já ensaiam os primeiros cliques

Foi o que veio depois. O professor, acompanhado da monitora Joyce, levou a meninada com seus canudos de papel para que todos pudessem, por meio deles, enxergar e descobrir novas cores, números e formas, numa clara referência à lente da máquina fotográfica.

A brincadeira era descobrir elementos que começavam com a mesma letra do nome dos alunos. O grupo, então, percorreu todo o espaço interno da escola, olhando para cada detalhe do lugar – uma extensa e organizada área do tamanho de um quarteirão, entre as ruas Uva Isabel e Uva Paulistinha.

Nas próximas aulas, os alunos começam a fazer as primeiras fotos com equipamentos de verdade.

Mais educação
A coordenadora da Emeb, Sônia Aparecido Sígoli, explica que a escola conta com pouco mais de 600 alunos em período integral. Foi justamente por conta desse requisito, que a unidade conquistou investimentos do Programa Mais Educação, iniciativa do Governo Federal que encontrou em Jundiaí a parceria da Secretaria de Educação, que pleiteou o benefício e cumpriu com todos os requisitos exigidos para ter acesso ao crédito.

Com o incentivo financeiro, foi possível dar início não só à oficina de fotografia, mas também às aulas de jardinagem, vôlei e até hip-hop, que passaram a fazer parte da grade curricular dos alunos. “É a primeira vez que dou aulas para crianças com essa periodicidade, como matéria de escola”, revela Júlio, que tem como parceiros na docência os fotógrafos Lucas William Casale e Grace Sanches Lucas, seus ex-alunos.

No fim da aula, Jeferson garante que já ensaia os primeiros cliques no celular da mãe. Yuri já sonha com o que fotografar: uma moto elétrica infantil, “daquelas que se parecem com uma Harley Davidson”.

Thiago Secco
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/28/especial-aprendendo-novos-olhares/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original