Saúde descentraliza atendimento

Publicada em 29/03/2014 às 18:38

Com um grupo de 10 profissionais capacitados entre fevereiro e março pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Secretaria de Saúde atingiu quinta-feira (27) um número de 35 das 37 unidades básicas nos bairros com enfermeiros formados nos cursos de “aconselhamento pré e pós teste de doenças sexualmente transmissíveis”, promovidos na Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí.

MAIS
Emprego: Confira as vagas do PAT para a semana

Participantes do novo curso do CTA: ampliar o acesso

Participantes do novo curso do CTA: ampliar o acesso

De acordo com a gerente do CTA, Maria de Lurdes Magalhães de Almeida Munhoz, a formação é indispensável para que as unidades possam fazer a solicitação do exame e posteriormente a entrega aos moradores. Ambas etapas exigem uma preparação de acolhimento e de orientação, tanto para adolescentes quanto para adultos nas mais diversas situações sociais.

“Com essa medida, os moradores de Jundiaí podem ter opções e escolher entre procurar uma unidade de saúde próxima de casa ou o serviço do CTA”, comenta Lurdes.

A metodologia do curso, com 36 horas de duração total, foi desenvolvida pela equipe do núcleo (atualmente instalado no Vianelo, no mesmo prédio do Ambulatório de Doenças Infecciosas). Um dos pontos mais enfatizados é a humanização do atendimento, com conversas pessoais com os pacientes e a orientação, seja para o tratamento como para prevenção, a partir das condições de vida.

Embora o ponto central esteja focado na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), outras doenças sexualmente transmissíveis também são cuidadas nesse trabalho. Os moradores com dúvidas nesse campo da vida podem procurar a unidade de saúde em que estão cadastrados ou diretamente o CTA, na rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo.

O aconselhamento é uma estratégia de prevenção nesse tema e a entrega de resultados de exames sempre é acompanhada de apoio psicológico e orientação.

Testes rápidos
Esse setor da Secretaria de Saúde também prepara para este ano uma nova capacitação destinada à realização do chamado “teste rápido” (que não tem prazo de espera para o resultado), hoje limitado a seis unidades de saúde (UBS Novo Horizonte, UBS São Camilo, UBS Morada das Vinhas, UBS Jardim Tamoio, UBS Jardim Guanabara e UBS Agapeama), além do próprio CTA.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/29/saude-descentraliza-atendimento-de-aids/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original