Ecos da cultura afro ‘transbordam’ no Jardim Botânico

Publicada em 30/03/2014 às 15:58

Uma variedade de ritmos como ijexá, cabula, congo ou barravento marcam as manhãs de domingo no Jardim Botânico, em uma das margens do rio Jundiaí, levando alguns visitantes a dançarem no trecho conhecido como “jardim africano”. O motivo é uma iniciativa praticada desde o ano passado e que estará presente em cursos de 2 meses em todos os seis parques públicos da cidade.

MAIS
Artesanato surpreende visitantes no Parque da Uva

Iniciativa gerou no grupo o projeto Oficina de Atabaques

Iniciativa gerou no grupo o projeto Oficina de Atabaques

“Desde a minha infância eu tenho contato com esses ritmos de terreiros, que na verdade são afrobrasileiros porque foram desenvolvidos aqui no Brasil. Já tivemos a visita de um grupo vindo da África do Sul que ficou encantado”, conta o mestre Nelson Jamaica, responsável pelo projeto de ensino de percussão e dança.

A iniciativa gerou um projeto, que está sendo detalhado na Secretaria de Cultura, para a aplicação de cursos bimestrais no Parque da Cidade, Parque da Uva, Parque Botânico Eloy Chaves, no Parque do Corrupira e no Parque Tulipas, além do próprio Jardim Botânico. O nome é Oficina de Atabaque.

Uma das professoras de dança, Ana Luísa Canalli, conta que voltou recentemente de um “curso intensivo” de 5 meses em Recife (PE). Sua colega, Janaína Fraga, e o coreógrafo Rodrigo Bruno, da Ginga Carioca, também estão envolvidos no projeto ao lado do percussionista Diego Cuba. Estão inseridas ainda aulas de tranças, cavaco, artesanato e hip hop.

Ritmos cadenciados marcam manhãs de domingo

Ritmos cadenciados marcam manhãs de domingo

“A base é o ritmo afrobrasileiro. Temos essa cultura muito fragmentada e a ideia é oferecer uma formação básica”, diz Nelson.

Na sombra dos baobás em crescimento, visitantes do Jardim Botânico mexem os pés no ritmo cadenciado do afoxé. Outro dos sonhos do professor é que o grupo envolvido cresça e possa abrir o Carnaval, aproveitando estes ritmos ancestrais.


José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/30/ecos-da-cultura-afro-transbordam-no-jardim-botanico/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original