Kung fu: A arte e a disciplina de Richard Barbosa

Publicada em 31/03/2014 às 15:21

A paixão pelo kung fu surgiu nas telas de cinema para Richard Barbosa, 46 anos, professor da modalidade da Secretaria de Esportes e Lazer. Foi assistindo a um filme do lendário Bruce Lee que ele se encantou pelo esporte.

“Fui assistir ao filme ‘Jogo de morte’ no Cine Marabá quando tinha 12 anos e fiquei apaixonado pelo kung fu. Em Jundiaí, naquela época, não tinha aulas de kung fu e fui praticar caratê com o professor Jeli. Depois fui praticar kung fu em São Paulo. Fui um dos primeiros a trazer o kung fu para Jundiaí”, lembra Richard, que há 35 anos se dedica à modalidade.

MAIS ESPORTE
Melhores do Ano: Tenista jundiaiense recebe prêmio em São Paulo

Futsal: Base do São João/Jundiaí vence cinco partidas

Richard Barbosa dá aulas em três centros esportivos e outras duas unidades

Richard Barbosa dá aulas em três centros esportivos e outras duas unidades

Richard Barbosa é faixa preta e desde 1998 desenvolve um projeto com a Prefeitura de Jundiaí para ensinar o kung fu wushu. “Mas só em 2007 entrei como concursado para desenvolver o projeto lutas. Antes fazia como contratado.”

O professor dá aulas de iniciação para crianças de 7 a 15 anos nos centros esportivos Romão de Souza (Colônia), Benedito de Lima (Retiro) e Francisco Gastaldo (Morada das Vinhas), além da Unidade de Apoio Jundiaí Mirim e da Sociedade Recreativa Dom Bosco. A escolinha tem cerca de 150 alunos e também trabalha com atletas de competição.

“O kung fu faz a criança ter mais disciplina, respeitar os mais velhos e professores, melhorar sua defesa e formação de caráter. Temos dois focos: o esporte de participação e o de competição. Qualquer criança pode praticar”, diz Richard, que comemora o fato de poder desenvolver seu projeto de uma melhor forma a partir de 2013.

“Qualquer criança pode praticar o kung fu”, afirma o professor

“Qualquer criança pode praticar o kung fu”, afirma o professor

“A nova Secretaria de Esportes com o Cristiano Lopes soube me aproveitar melhor, me deixando desenvolver as aulas em modalidades que tenho mais conhecimento e afinidade, como o kung fu e também na ginástica. Com isso, meu projeto cresceu”, avalia.

Talentos
A escolinha da Prefeitura, comandada por Richard, já começa a render talentos, como João Vítor, de 13 anos, Mariel Vieira, de 17, e Marina Custodio, de 13. “Jundiaí tem privilégio de sempre surgir talentos e no kung fu não é diferente”, diz Richard.

Na categoria infantil mãos nuas e armas médias, João Vítor é o atual bicampeão Pan-Americano. Mariel Vieira, na categoria juvenil feminino mãos nuas, é campeã Pan-Americana e atual campeã brasileira. Marina Custódio, na infantil mãos nuas, é a atual campeã brasileira.

João Lucas Arêas Martins, de 13 anos, é atleta da escolinha do Romão de Souza há três anos e já se prepara para começar a competir. Ele desponta como revelação no local. “O kung fu me ajudou a ficar mais calmo, mais disciplinado e ter auto controle. Adoro praticar”, afirma.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/31/kung-fu-a-arte-e-a-disciplina-de-richard-barbosa/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original