Blocos arrastam milhares de foliões às ruas de Jundiaí

Publicada em 02/03/2014 às 19:24

Representação legítima do carnaval de rua, os blocos crescem e aparecem nas ruas de Jundiaí. Com ou sem fantasia, não importa, os foliões espalham alegria por onde passam. Neste ano, oito blocos – Chupa Que É De Uva, Basta Vir e Se Divertir, Refogado do Sandi, Carne com Queijo, Ponte Torta, Bloco do Loki, Continuamos na Nossa e Concentra Mas Não Sai – participam do carnaval, resgatando uma tradição da cultura brasileira.

VEJA MAIS FOTOS DO CARNAVAL
Público aprova nova estrutura do carnaval no primeiro dia de desfile

Blocos em Jundiaí arrastam multidões

Blocos em Jundiaí arrastam multidões

O movimento tem o apoio da Prefeitura de Jundiaí. Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o crescimento dos blocos indica o reconhecimento da população por esta manifestação legítima, democrática e genuinamente brasileira. Tércio destaca a participação do público de todas as idades, especialmente da juventude e das famílias.

“Todos encontram nesta manifestação um carnaval mais espontâneo, sem regras e livre da obrigatoriedade de fantasias, muitas vezes caras. Esta descoberta está provocando o surgimento de novos blocos, como observamos nos últimos anos. Também é possível ver que muitos foliões preferem a descontração dos blocos aos desfiles no sambódromo por conta das regras impostas pela competição entre as agremiações. No bloco o folião se diverte e brinca do seu jeito e ao seu estilo, sem convenções”, salienta o secretário, que marcou presença no Chupa Que É De Uva, Basta Vir E Se Divertir e Refogado do Sandi.

O primeiro bloco a ganhar as ruas foi o Chupa que é de uva, no sábado (22), que antecedeu o carnaval. Cerca de 5 mil pessoas coloriram as principais ruas do Parque do Colégio.

No bairro Almerinda Chaves, o novato Basta vir e se divertir também reuniu um grande número de pessoas em sua estreia, no último dia 23.

Abertura
Abrindo oficialmente o carnaval de Jundiaí, o tradicional Refogado do Sandi celebrou 20 anos de história e levou para as ruas do Centro de Jundiaí milhares de pessoas. Na saída do bloco, em frente ao Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, o prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi – que há 12 anos participam do Refogado – fizeram a entrega simbólica da chave da cidade à Corte da Alegria, dando início a Folia de Momo em Jundiaí.

O prefeito e a primeira-dama também prestigiaram, no sábado (1º) de carnaval, o bloco da Ponte Torta, que desfila pelas ruas do Vianelo. “Eu nasci e cresci neste bairro, faz parte da minha história. Fico muito feliz de participar desta festa”, destacou o prefeito. O bloco foi criado ano passado e em 2014 já atraiu muitos foliões do bairro e de toda a cidade.

Ainda no sábado de carnaval, o bloco Carne com queijo animou a avenida Samuel Martins, na Vila Progresso, com muito maracatu. Já o Bloco do Loki garantiu a diversão na quadra da escola de samba Cai-Cai.

Nesta segunda (3), é a vez do tradicional Continuamos na nossa alegrar as ruas da Ponte São João. A concentração acontece a partir das 15h no clube Estrela da Ponte. Para fechar, na terça-feira (4), o bloco Concentra mas não sai, promete muita animação a partir das 14h, no bar Natura (Vianelo).

Viviane Rodrigues
Foto: paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/02/blocos-arrastam-milhares-de-folioes-as-ruas-de-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original