Coordenador do Cerest do Pará conhece trabalho em Jundiaí
Publicada em 11/03/2014 às 15:39O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí) foi assunto de destaque na mídia, no início deste ano, por ter sido o primeiro no Brasil a vencer uma ação no Tribunal Superior do Trabalho. A ação questionava sua competência para fiscalizar e autuar em questões que envolvem a segurança no trabalho.
A decisão, que beneficiou os Cerests de todo o Brasil, motivou a Coordenadoria Estadual do Cerest do Pará a estabelecer um contato com Jundiaí, no sentido de conhecer mais de perto o trabalho realizado na cidade e criar um canal entre eles para uma troca de informações.
Desde segunda-feira (10), o coordenador estadual do Cerest do Pará, Manoel Diniz, está em Jundiaí cumprindo uma extensa agenda. O objetivo é conhecer o funcionamento e a equipe do Cerest jundiaiense, seus projetos, formas de fiscalização e de autuação, além de participar de algumas visitas a empresas. Diniz ficará na cidade até sexta (14).
O coordenador do Pará foi recebido pelo gerente do Cerest de Jundiaí, Jesus dos Santos. Ele disse que, embora exista um parâmetro nacional a ser seguido, alguns órgãos, como o de Jundiaí, acabam se destacando pelo aprimoramento desse trabalho.
“Para nós, do Pará, é importante essa troca de informação, mas tenho certeza de que, com a experiência de Jundiaí, vou sair daqui altamente qualificado”, disse o coordenador paraense. “Esse trabalho comprova que quanto mais se investir na segurança do trabalhador, menos se gastará com saúde.”
Jesus dos Santos comentou que, de fato, a cidade tem um histórico de ações exitosas nessa área. Só para se ter ideia, Jundiaí fechou o ano de 2013 sem registrar nenhuma morte na construção civil. “Esse índice não era registrado nos últimos 20 anos e é resultado de uma série de ações que pusemos em prática, orientando e buscando a conscientização, envolvendo empresas, sindicatos e todos os setores ligados ao tema saúde do trabalhador”, comenta Jesus.
Uma dessas ações foi a mudança de endereço, saindo de uma região de difícil acesso para o trabalhador, para um local estratégico, na rua Anchieta, nº 88, no Centro. Segundo Jesus, com a nova sede foi possível montar um setor de exame médico pós-consulta, que auxilia o trabalhador no seu encaminhamento à perícia da Previdência, processos de afastamento, dentre outras providências que, nem sempre, são fáceis de se resolver. “Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que, em Jundiaí, a saúde do trabalhador supera a medicina ocupacional clássica”, conclui o gerente.
O Cerest de Jundiaí é um órgão ligado à Secretaria de Saúde e atua regionalmente, totalizando 12 cidades. Todos os dias, uma autoridade sanitária do órgão trabalha em apoio aos técnicos dos municípios abrangidos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original