Dengue cai 83,75% em Jundiaí

Publicada em 24/03/2014 às 17:38

Preparando a maior ação anual na campanha de prevenção à dengue, Jundiaí apresenta uma queda acentuada de casos em relação ao ano passado. De acordo com a Secretaria de Saúde, no período entre janeiro a março deste ano, a redução foi de 80 para 13 casos. As condições permitem, agora, um trabalho intenso para melhorar os índices ainda mais nos próximos meses.

MAIS SAÚDE
Jundiaí chega a 42,8% de imunização contra o HPV

“As chuvas esperadas para os últimos dias de março e o mês de abril ainda podem provocar a proliferação do mosquito transmissor. Então é o momento de consolidar essa redução”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

No período entre janeiro a março deste ano, a redução foi de 80 para 13 casos

No período entre janeiro a março deste ano, a redução foi de 80 para 13 casos

Além da redução de 83,75% do número de ocorrências, 11 dos 13 casos positivos até o momento foram “importados” de outras cidades (o vírus foi contraído durante viagens dos moradores), como Ubatuba, Guarujá, Campinas, Osasco e Bertioga, todas no Estado de São Paulo, além de Fortaleza (CE), Pau Ferro (RN) e Nova Londrina e Quinta do Sol, ambas no Paraná.

Sem nenhuma confirmação de caso autóctone (contraído na própria cidade), a situação é de alerta para evitar o surgimento de ondas locais de contaminação.

Dengue, Aqui Não!
Na próxima quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde vai mobilizar os agentes de Zoonoses, ao lado de estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí e também agentes comunitários das unidades de saúde mais próximas, em uma ação intensiva no bairro de Ivoturucaia – uma das regiões da cidade que tiveram larvas do mosquito Aedes Aegypti encontradas durante o levantamento de densidade promovido em fevereiro.

“O mesmo levantamento vai nos orientar sobre bairros prioritários para a grande ação contra a dengue, marcada para o dia 4 de abril (sexta-feira), com apoio dos soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC)”, explica Ana Lúcia Castro, coordenadora do Programa de Prevenção da Dengue, referindo-se aos dados do chamado Índice de Breteau (IB) calculado sobre a presença de larvas do mosquito em cada 100 imóveis visitados.

José Arnaldo de Oliveira
Arte: Secretaria de Comunicação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/24/dengue-cai-8375-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original