Dia Mundial do Rim: Hospital São Vicente faz campanha

Publicada em 06/03/2014 às 18:20

O dia 13 de março é a data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Rim. Para marcar o evento, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, com apoio do Ministério da Saúde, realiza uma ação de conscientização, com a entrega de fitas amarelas e panfletos informativos, para lembrar a importância da prevenção de doenças renais.

Panfletos informativos serão distribuídos no São Vicente

Panfletos informativos serão distribuídos no São Vicente

O material traz oito relevantes dicas: saiba a pressão arterial; controle o açúcar no sangue; faça atividades físicas; confira o peso e dieta; beba água; não fume; não use remédios sem orientação; e um em cada 10 brasileiros têm problemas nos rins.

Esses órgãos são essenciais à vida e responsáveis por diversas funções, entre elas a filtragem do sangue, controle dos níveis da pressão arterial e da quantidade de água do corpo, estímulo à produção de glóbulos vermelhos e produção de vitamina D.

“Doenças renais apresentam pouco ou nenhum sintoma nas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre a patologia em estágios avançados”, explica Fernando Frattini, médico nefrologista do São Vicente. De acordo com ele, a melhor maneira de identificar esse tipo de problema precocemente é por meio de exames de sangue e urina.

Tratamento
O tratamento de doenças nos rins só pode ser feito através do encaminhamento do médico responsável. Para isso, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde para agendamento. O tratamento é dividido pelos estágios da doença. Se a fase é inicial, o enfermo é encaminhado ao NIS para o tratamento ambulatorial e lá ele é atendido por um nefrologista. Já no caso da doença avançada, estágio da hemodiálise, normalmente eles são encaminhados à Unicom (União Corporativa Médica).

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/06/dia-mundial-do-rim-hospital-sao-vicente-faz-campanha/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original