Prefeito anuncia duas novas ciclovias para este ano

Publicada em 06/03/2014 às 20:34

O prefeito Pedro Bigardi anunciou, no fim da tarde desta quinta-feira (6), dois projetos para implementação de novas ciclovias na cidade. A apresentação foi feita para integrantes do movimento Pedala Jundiaí, na Sala de Situação do Paço Municipal. Os secretários Wilson Folgozi (Transportes) e Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente), responsáveis pela elaboração do Plano Cicloviário Preliminar, também participaram do encontro.

Prefeito afirma que ciclovias serão implantadas ainda este ano

Prefeito afirma que ciclovias serão implantadas ainda este ano

O chefe do Executivo afirmou aos ciclistas que ainda este ano vai colocar os projetos em execução. “Temos que começar a executar as ciclovias em Jundiaí”, disse. De acordo com os secretários, os dois projetos estão em fase de execução e têm previsões orçamentárias que permitem a implantação já neste ano. “Entendemos ser de suma importância que haja a fusão daqueles que usam a bicicleta como meio de transporte com os técnicos da Prefeitura”, afirma Daniela, ao explicar a necessidade de expor os projetos para os ciclistas.

Secretarias apresentam os trechos que serão executados em 2014

Secretarias apresentam os trechos que serão executados em 2014

A iniciativa faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí. O secretário de Transportes explica que é possível colocar as novas ciclovias em prática por ter orçamento, viabilidade técnica e projeto. “O Plano de Mobilidade é mais demorado, mas assinamos o contrato nesta semana para dar início aos estudos”, diz Folgozi.

“Estrada-parque”
O primeiro trecho apresentado para o movimento foi a “Estrada-parque” na avenida José Luiz Sereno, que busca o desenvolvimento de uma ciclovia numa área de lazer. O projeto prevê ainda a sinalização, pavimentação e iluminação da ciclovia que já existe na avenida Antonio Pincinato e que permite a ligação com a avenida Prefeito Luiz Latorre.

O segundo trecho apresentado é uma contrapartida do Estudo do Impacto de Vizinhança (EIV) feito para a instalação do Hotel Ibis e que também é possível fazer ainda este ano. O projeto prevê uma ciclovia nas avenidas 9 de Julho e Coleta Ferraz de Castro, no Jardim Paulista.

A Secretaria de Transportes também afirmou a necessidade de se criar uma campanha para conscientizar os motoristas sobre o respeito com os ciclistas. “Nossa preocupação é nunca colocar o ciclista em risco. Ciclovia, cliclofaixa ou ciclorota têm de ser feitas com segurança”, afirma Folgozi.

O material surpreendeu os integrantes do movimento. “Achamos muito positivo e aparenta ser funcional. É o que precisamos, o respeito com os ciclistas”, afirma Gianlucca Hernandez.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/06/prefeito-anuncia-duas-novas-ciclovias-para-este-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original