Projeto Ademar Guerra traz encontro regional de teatro para Jundiaí

Publicada em 19/03/2014 às 18:55

Pela primeira vez, Jundiaí vai sediar o Encontro Regional de Teatro do Projeto Ademar Guerra. A definição foi dada numa reunião realizada nesta quarta-feira (19) com o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o diretor de Cultura, Eufraudísio Modesto, a diretora do Teatro Polytheama, Carla Pagani, e o produtor cultural do Projeto Ademar Guerra, Renato Modesto. A mostra será realizada no segundo semestre, no Teatro Polytheama. A data será divulgada em breve.

A vinda do encontro para Jundiaí é decorrente da participação do secretário Tércio Marinho no Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, realizado dia 10 de março, que propôs a parceria com o Projeto Ademar Guerra – desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura.

Renato Modesto foi recebido por representantes da Cultura

Renato Modesto foi recebido por representantes da Cultura

Renato Modesto informa que nos encontros regionais são realizados workshops, palestras e espetáculos gratuitos para a população. Participam representantes das 80 companhias teatrais atendidas pelo projeto.

Projeto
Criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura, o Projeto Ademar Guerra busca qualificar e capacitar os artistas que atuam em grupos ou coletivos teatrais, orientar sobre técnicas artísticas e incentivar o trabalho dos profissionais da área das artes cênicas no âmbito estadual.

Cada grupo selecionado recebe orientação de um artista-orientador, selecionado pelo Projeto Ademar Guerra, que passa a acompanhar a pesquisa e montagem de espetáculo do grupo. Além de promover o intercâmbio de informações e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas.

O nome é uma homenagem ao diretor teatral Ademar Guerra. O trabalho dele marcou a década de 1960, com as peças “Oh, que delícia de guerra”, “Marat/Sade” e “Hair”, também deixou sua marca na TV, com a direção da “TV Vila Sésamo”. Ademar também foi um monitor profissional de grupos amadores, lançando assim o início do que viria a ser o Projeto Ademar Guerra.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/19/projeto-ademar-guerra-traz-encontro-regional-de-teatro-para-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original