Vacinação contra HPV chega a 60% de cobertura
Publicada em 01/04/2014 às 12:40Depois de passar de 19,42% na primeira semana para 42,8% na segunda semana, a campanha da inédita vacinação contra o vírus HPV em Jundiaí começou esta semana no patamar de 60% de imunização. O percentual representa aproximadamente 4.630 do público estimado em 7.719 meninas de 11 a 13 anos de idade.
MAIS
Programa contra o cigarro é destaque
Saúde bucal promove ação preventiva nas escolas
“O índice atingido na semana passada chegou a 58,35%, um pouco abaixo da média estadual mas acima da média brasileira”, analisa a enfermeira Maria do Carmo Barreto Possidente, da Vigilância Epidemiológica.
A campanha, realizada pela Secretaria de Saúde, ocorre em todas as unidades básicas dos bairros ao longo da semana, das 8h às 17h, e também nas unidades abertas nos fins de semana, como a UBS Novo Horizonte, a UBS Santa Gertrudes e a UBS Central (esta, apenas no sábado).Iniciada no dia 10 de março, a campanha tem mais dez dias de atuação intensiva. Mas a vacina, que entra no calendário permanente, estará disponível durante todo o ano. Depois da primeira dose, outra é recebida após seis meses e uma terceira é marcada para o prazo de cinco anos.
Para reforçar a adesão na reta final da campanha, técnicos de saúde estão em contato direto com escolas municipais e estaduais que trabalham com o público-alvo.
Motivos para vacinar
Podem ser causados pelo vírus HPV (sigla em inglês para papilomavírus humanos) doenças como o câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de vagina, câncer de vulva, câncer de ânus, câncer de pênis e câncer de orofaringe. A vacina é voltada para 15 entre mais de 100 variedades que são potencialmente cancerígenas.
As mulheres adultas, com idades entre 25 e 64 anos, também podem realizar exames preventivas do câncer de colo de útero na rede pública de saúde. A definição da faixa etária da vacinação, de acordo com a enfermeira Maria do Carmo, se baseou em estudos epidemiológicos, que apontam melhores níveis de anticorpos quando a menina é vacinada na adolescência.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original