Nutrição é tema de orientações para moradores

Publicada em 02/04/2014 às 18:52

A mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida é o motivo de reuniões promovidas pela Secretaria de Saúde com grupos de moradores nas unidades básicas ou unidades de saúde da família nos bairros de Jundiaí. Nesta quarta-feira (2), foi a vez de um evento dessa linha acontecer na UBS Anhangabaú.

MAIS
Vacinação contra HPV chega a 60% de cobertura

Para Ângela, nutrição é base para qualidade de vida

Para Ângela, nutrição é base para qualidade de vida

“Nós trabalhamos principalmente com mudanças de uma dieta tradicional, que usa muito açúcar e sódio (sal), para outra que seja mais saudável e voltada à postura de mais qualidade”, explica a nutricionista Ângela Delgado.

Com uma participação de 40 moradores do bairro, a palestra foi a segunda de uma série de cinco eventos quinzenais. Foi utilizada uma sala cedida pela Igreja Adventista, vizinha da unidade, com direito a uma pausa de lanche com salada de frutas e pão integral.

“É maravilhosa essa atenção oferecida para as pessoas, vendo o usuário do SUS receber esse tipo de orientação. A comunidade precisa disso”, comenta a moradora Maria Zilá Niero.

Além de palestras, o ciclo também vai contar com uma pequena oficina de receitas e abordagem sobre a importância de atividades físicas voltadas para cada grupo de pessoas.

Participantes testaram mudança com frutas e pão integral

Participantes testaram mudança com frutas e pão integral

“É um projeto bastante simples de saúde preventiva, mas contou com a colaboração de toda a equipe da unidade desde os técnicos até as médicas”, destaca a enfermeira Brenda Couto.

Ênfase na prevenção
O trabalho com grupos nas unidades de saúde, principalmente de diabéticos, hipertensos, é um dos pontos reforçados recentemente na Secretaria de Saúde. Para o secretário Cláudio Miranda, isso ficou evidente na recente visita às obras em andamento na rede municipal. “A atenção básica é a porta de entrada para cuidar da saúde”, afirma.

A Coordenação de Nutrição integra o setor de Atenção Básica da secretaria e também tem, entre outras ações, profissionais aprimorando a formação em cursos de pós-graduação.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/02/nutricao-e-tema-de-orientacoes-para-moradores/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original