Mobilização contra dengue visita mais de 7 mil imóveis

Publicada em 04/04/2014 às 17:51

Mais de 400 pessoas entre profissionais da zoonoses, soldados do Exército e agentes comunitários de saúde fizeram nesta sexta-feira (4) a maior mobilização do ano contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti na campanha “Dengue, Aqui Não!”.

MAIS SAÚDE
Saúde lança vídeo sobre Aids na internet
Centro odontológico recebe auditoria federal nesta sexta

Jundiaí aprova projeto de Centro Especializado em Reabilitação

O ato de lançamento da ação foi realizado às 8h, no quartel do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), com a presença do prefeito Pedro Bigardi, do tenente coronel Luciano Antônio Sibinel (comandante da unidade) e dos secretários de Saúde, Cláudio Miranda, em seu último dia no cargo, e Gerson Vilhena Pereira Filho, que assume a pasta na segunda-feira (7).

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância de todos os envolvidos na ação

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância de todos os envolvidos na ação

Organizados em 20 equipes, os agentes visitaram os principais bairros de Jundiaí identificados pela taxa de criadouros de larvas (chamada de Índice de Breteau) encontrados em levantamentos anteriores. Outros foram cobertos por equipes de agentes comunitários de saúde, totalizando 41 bairros.

Para o Pedro Bigardi, “tivemos um verão atípico e o risco de ressurgimento da doença continua presente. Essa ação conjunta tem grande importância para a comunidade”, afirmou.

Mobilização contra dengue visita mais de 7 mil imóveis

Mobilização contra dengue visita mais de 7 mil imóveis

Entre janeiro e março deste ano, foram registrados apenas 13 casos de dengue em Jundiaí, número 83,75% menor do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 80. Um balanço atualizado e divulgado na quinta (3) mostrou que os casos passaram para 16, sendo 4 deles contraídos no próprio município (autóctones).

Visitas
As equipes foram bem recebidas pelos moradores nos bairros, com informações sobre a mobilização previamente divulgadas pela imprensa. “É bom vermos esses jovens envolvidos com causas da comunidade, precisamos valorizar mais isso”, comentou a moradora Dina Siqueire, 84 anos, na Vila Progresso.

O secretário Cláudio Miranda reforçou que a campanha “Dengue, Aqui Não!” tem tido bons resultados de conscientização preventiva, mas neste ano as mudanças do clima não permitem uma suspensão do alerta contra o mosquito.

A coordenadora do Programa de Prevenção da Dengue, Ana Lúcia Castro Silva, e o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Carlos Hitoshi Ozahata, orientaram a formação das equipes e seu direcionamento desde o quartel até os bairros de todos os setores da cidade. “Os agentes estão bastante acostumados com o trabalho e passam o método aos participantes de maneira muito didática”, comentou Ana Lúcia.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/04/mobilizacao-contra-dengue-visita-mais-de-7-mil-imoveis/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original