GM adquire mais 10 armas não letais

Publicada em 08/04/2014 às 16:44

A Guarda Municipal de Jundiaí adquiriu mais 10 armas Sparks, armamento não letal que dispara uma descarga elétrica que incapacita o alvo. Com a aquisição, novos agentes participam do curso de formação de operadores de Spark, que será realizado entre esta quarta (9) e sexta-feira (11), das 8h às 12h, na sede da corporação. Atualmente, a GM possui 20 armas não letais em seu acervo.

LEIA TAMBÉM
Idosos receberão curso de defesa pessoal

Ação integrada coíbe abusos na cidade

GM adquiriu 10 novas armas

GM adquiriu 10 novas armas

No começo deste ano, 23 guardas municipais das corporações de Jundiaí e de cidades que compõem a Aglomeração Urbana participaram do curso, que prepara o profissional para operar a arma de choque. Nas aulas, eles aprenderam sobre a legislação, manuseio e técnicas operacionais.

Segundo o inspetor Ferigato, instrutor do curso, os guardas farão disparo real e passarão também a levar as descargas. “Temos parceria com a Secretária de Saúde, faremos antes um exame clínico nos guardas para saber se estão aptos a receber as descargas”, diz.

Ferigato explica também que durante uma abordagem com a Spark um guarda dispara o dardo com a descarga e o outro segura o indivíduo.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, até o fim deste ano mais 40 armas Sparks deverão ser adquiridas, totalizando 60 armas não letais. Essa aquisição faz parte do Programa do Governo Federal “Crack é possível vencer”.

O instrutor, inspetor Ferigato, ensina como manusear a arma não letal

O instrutor, inspetor Ferigato, ensina como manusear a arma não letal

Recentemente, os alunos da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo conheceram as instalações da GM no Complexo Fepasa e também participaram de aulas sobre o armamento de choque não letal.

Luciano Guerino
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/08/gm-adquire-mais-10-armas-nao-letais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original