Confira a história da Romaria Diocesana

Publicada em 10/04/2014 às 17:48

A Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí teve início em 1914 – ano que estourou a Primeira Guerra Mundial – com um grupo formado por 13 amigos que seguiram até a cidade de Pirapora do Bom Jesus para pedir paz ao Senhor Bom Jesus. Desde então, passou a ser realizada todos os anos e se tornou uma tradição passada de pai para filho. Atualmente, reúne cerca de 1.500 romeiros, que fazem a peregrinação a pé, cavalo, charrete e bicicleta.

LEIA TAMBÉM
Compac reconhece Romaria Diocesana como patrimônio imaterial
Centenário terá Sérgio Reis como atração principal

“Considerada a mais antiga do Estado, a Romaria Diocesana representa um marco histórico para a cidade e para a Diocese e mostra que Jundiaí é uma cidade de fé”, salienta Geraldo Vendrame Ribeiro, advogado da Associação dos Romeiros de Jundiaí.

Neste ano, a romaria terá início no dia 15 de maio, com a Missa do Envio, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. No dia seguinte, às 22h, está prevista a saída dos pedestres da igreja da Varginha e, no dia 17, às 7h, dos cavaleiros e charreteiros. A chegada dos romeiros a Pirapora do Bom Jesus está prevista para as 15h30.

No dia 18, os romeiros participam da missa celebrada pelo bispo Dom Vicente Costa, em Pirapora, e retornam à Jundiaí, com chegada prevista as 16h, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro, onde recebem a bênção.

Por Viviane Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/10/confira-a-historia-da-romaria-diocesana/
Leia mais sobre