Guardas Municipais ensinam defesa pessoal a idosos

Publicada em 11/04/2014 às 18:41

Como agir em situações de risco e ter mais atenção para não cair em golpes. Esses são alguns dos assuntos abordados durante o curso Orientação e Defesa Pessoal para a Pessoa Idosa. O projeto-piloto é uma parceria entre a Associação dos Aposentados de Jundiaí, Guarda Municipal e Coordenadoria do Idoso e teve sua aula inaugural nesta sexta-feira (11), com a presença do prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Armamento não letal: GMs concluem curso

Prefeito participou da aula inaugural e elogiou a iniciativa

Prefeito participou da aula inaugural e elogiou a iniciativa

A duração será de três meses e 15 idosos se inscreveram. O prefeito destacou a importância da iniciativa. “Tenho certeza de que será um projeto de muito sucesso. É um programa social e de segurança para a população idosa”, comentou. De acordo com ele, a Guarda Municipal atua em todo o município, inclusive em parcerias com as polícias Militar e Civil. “Por mais que façamos, ainda ocorrem situações de insegurança. E por isso é importante orientar esse público, que é muito visado.”

O comandante da GM, José Roberto Ferraz, salientou que esse trabalho complementa as atividades que a Guarda já realiza. “É mais uma ação com o intuito de cuidar das pessoas.”

A responsável pela Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, frisou que o projeto faz parte do programa Idoso Ativo. “É uma proposta para que eles sintam-se mais seguros e independentes. Em breve divulgaremos projetos individuais, oriundos do programa.”

Idosos aprenderão defesa pessoal e dicas para não cair em golpes

Idosos aprenderão defesa pessoal e dicas para não cair em golpes

O vice-presidente da Associação dos Aposentados, Marcos Tebom, destacou que é comum o registro de casos de idosos que caem em golpes, principalmente na porta de bancos, além de casos de furtos e roubos. “Esse curso leva a esse público noções importantíssimas, que podem ser decisivas em um momento de risco.”

Participaram ainda a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilena Negro, o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, e o vereador Celso Arantes.

A aula
Quem se inscreveu não escondia a ansiedade durante a aula inaugural. Era o caso da aposentada Ilda Aparecida Andrade, de 74 anos. “Moro sozinha e acho bom participar. É sempre bom aprender.” Assim como ela, Maria de Lurdes Gáspari, de 67 anos, também aprovou a ideia. “É bom saber se defender.”

Segundo o GM Marcelo Aparecido de Campos, além de mostrar as noções de defesa, o foco também é melhorar a qualidade de vida dos idosos. “É fazer com que eles fiquem mais atentos no dia a dia”, disse ele, ressaltando que as aulas não exigirão muito esforço físico dos alunos.

A GM Andreia Aparecida de Melo Pontes comentou que durante o projeto-piloto será observada a resposta do público para que novas turmas sejam formadas. Além disso, já há a ideia de levar o curso a deficientes. “Iremos adaptar essas aulas para o novo público.” A proposta é realizar uma parceria com Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

Tanto Marcelo quanto Andreia estão no projeto como voluntários.

Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/11/guardas-municipais-ensinam-defesa-pessoal-a-idosos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original