Paisagismo de praças e parques é tema de workshop

Publicada em 11/04/2014 às 16:13

Em uma iniciativa conjunta entre as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Serviços Públicos, e com apoio da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí, 30 profissionais ligados às áreas de paisagismo e jardinagem da Prefeitura participaram, na manhã desta sexta-feira (11), do worshop “Paisagismo de praças e parques”. O palestrante convidado foi o arquiteto e urbanista Benedito Abuud.

Abbud: é preciso exercitar o potencial da arborização

Abbud: é preciso exercitar o potencial da arborização

Além da palestra, a programação contou com uma oficina sobre criação de maquetes. As atividades foram desenvolvidas durante toda a manhã, no espaço da Unidam (Unidade de Desenvolvimento Ambiental).

Um dos objetivos do workshop, de acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, foi trazer um pouco do conhecimento e da experiência de Abbud na área de jardins urbanos. “A Prefeitura está trabalhando na requalificação de espaços urbanos, em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, e essa capacitação será muito importante para os projetos”, disse Daniela.

A secretária enfatizou também que trabalhar a questão da arborização faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas. “Falamos da convivência com o verde e quem ganha, naturalmente, é a nossa cidade.”

Durante a palestra, Benedito Abbud destacou que o verde, há muito tempo, deixou de ser uma questão estética e passou a ser uma solução para as cidades. Contudo, para ser vivenciado, precisa estar nas ruas. “As pessoas precisam exercitar o potencial da arborização como elemento importante da cidade, melhorando as condições climáticas e minimizando a poluição”, comentou.

Abbud, que também participou dos estudos para a segunda fase do Parque da Cidade, disse que, além das outras contribuições que o verde traz para a vida das pessoas, também provoca a valorização de áreas e de imóveis.

O palestrante
Benedito Abbud é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação e mestrado na área. Ocupou, dentre outras funções, a presidência da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. É autor do livro “Criando Paisagens: Guia de Trabalho em Arquitetura Paisagística”, publicado em 2006 pela Editora Senac São Paulo.

Alcir de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/11/paisagismo-de-pracas-e-parques-e-tema-de-workshop/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original