Nova banca de orgânicos na feira já é um sucesso

Publicada em 15/04/2014 às 16:37

No mês em que completa um ano de funcionamento, a feira de produtos orgânicos de Jundiaí registra mais um dado que comprova sua grande aceitação por parte da população: a terceira banca, inaugurada em fevereiro deste ano, apresenta um balanço de vendas do seu primeiro mês de atividades altamente positivo, demonstrando também que o jundiaiense está aderindo a alternativas mais saudáveis de alimentação.

LEIA TAMBÉM
Rainha da Festa das Frutas de Indaiatuba visita Paço Municipal

Produtores comemoram bom movimento da feira orgânica

Produtores comemoram bom movimento da feira orgânica

Iniciada em 2013, a feira, que funciona na Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, no final da avenida Nove de Julho, nasceu com apenas duas bancas. Mas agora, com o reconhecimento da Organização de Controle Social (OCS) Jundiaí Orgânicos, que recebeu recentemente a certificação do Ministério da Agricultura, uma terceira banca passou a reforçar a oferta de produtos ao consumidor jundiaiense.

De acordo com balanço apresentado pela OCS Jundiaí Orgânicos, a nova banca comercializou, entre os dias 23 de fevereiro e 30 de março, uma média de 177 unidades de verduras folhosas por dia, totalizando mais de 600 unidades no período. A alface, segundo o relatório, foi o produto mais pedido pelos consumidores, destacando-se, dentre as variedades, a americana, a crespa e a crespa roxa.

Segundo os produtores da OCS, nas cinco semanas de feira, as vendas foram 100%, ou seja, não houve sobras. Com isso, tendo como parâmetro a última delas, no dia 30 de março, observou-se um aumento significativo nas vendas, algo em torno de 81% em relação aos períodos anteriores.

Já com relação aos legumes, as principais vendas foram registradas com produtos como quiabo, beringela, mandioca, alho poró e beterraba. O relatório da OCS também aponta outro dado interessante: produtos minimamente processados, como a mandioca descascada e embalada e o repolho ralado, perderam em vendas para os produtos apresentados em peças inteiras.

Frutas
O relatório apontou ainda que a procura por frutas, especialmente banana e abacate, tem sido alta. O limão vinagre também apresentou boas vendas, tendo crescimento contínuo nas últimas três semanas do período apurado.

O engenheiro agrônomo Felipe Magro, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, informa que os produtores da OCS estão analisando cada um dos dias de realização da feira, com o objetivo de investir na melhoria e dinamização desse tipo de comércio.

“São anotados itens como produtos que saem mais, os mais pedidos pelo consumidor, além do número de pessoas que vão à feira, tudo com o objetivo de moldá-la no perfil que mais atenda aos interesses da população”, explica o engenheiro.

A feira orgânica oferece hortícolas, hortaliças legumes e frutas, além de produtos industrializados, como bebidas, grãos derivados, molhos, ovos, laticínios, temperos, conservas e outros. Funciona todos os domingos, das 7 às 13 horas.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/15/nova-banca-de-organicos-na-feira-ja-e-um-sucesso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original