Acervo da Ferrovia em exposição na Júlio Prestes

Publicada em 23/04/2014 às 18:38

Uma viagem pela história da ferrovia no Brasil. Esta é a proposta da Exposição Acervo do Museu da Companhia Paulista, que pode ser vista até o dia 4 de maio, no saguão da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante), em uma iniciativa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí e o Instituto Phoenix Cultura.

LEIA TAMBÉM
Grupos teatrais serão selecionados para Festiva

Localizado no Complexo Fepasa, o Museu da Companhia Paulista é considerado um dos maiores acervos da ferrovia no Brasil. A exposição traz maquinários e equipamentos operados pelas empresas que comandaram o transporte sobre trilhos, como a São Paulo Railway, Companhia Mogiana, Fepasa, E. F. Sorocabana e Companhia Ituana.

Exposição traz maquinários, documentos e objetos históricos

Exposição traz maquinários, documentos e objetos históricos

Entre os destaques estão o carro-trolley, usado para inspeção de linha; farol de locomotiva elétrica; sino e conjunto de manômetros de locomotiva a vapor; jogo de alavancas de sinalização e desvios e miniaturas de automotriz e locomotiva a vapor.

Na mostra podem ser conferidos livros e objetos que marcaram a trajetória da ferrovia, como desenhos técnicos de locomotivas e de estações, mapas de vias férreas, manual técnico, uniformes de funcionários, relatórios anuais e reportagens publicadas. Entre os documentos selecionados, estão o projeto elaborado em 1966 para o Metrô de São Paulo, além daqueles que retratam a história da Estação Júlio Prestes, anfitriã da exposição.

O Museu da Companhia Paulista foi inaugurado dia 9 de março de 1979, sob a denominação de Museu Ferroviário Barão de Mauá. Depois, passou a chamar-se Museu da Companhia Paulista a partir de 1995. Desde a criação, ocupa dependências da antiga Oficina de Locomotivas de Jundiaí, hoje conhecida como Complexo Fepasa.

O Museu reúne 45 mil itens documentais e 15 mil livros produzidos na segunda metade do século 19 e final do século 20, que contam a história das ferrovias do Estado de São Paulo, constituindo-se em uma das maiores fontes de pesquisa sobre o assunto no país. Em 1999 a Prefeitura de Jundiaí adquiriu o conjunto de edificações da oficina e passou a administrar o Museu da Companhia Paulista.

Serviço
Exposição Acervo do Museu da Companhia Paulista
Data: 16 de abril a 4 de maio
Local: Estação Julio Prestes da CPTM

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/23/acervo-da-ferrovia-em-exposicao-na-julio-prestes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original