Defesa Civil integra força-tarefa dos bombeiros
Publicada em 23/04/2014 às 14:43Os membros da Defesa Civil de Jundiaí participam de um treinamento desenvolvido pelo 19º Grupamento de Bombeiros – sediado na cidade. O objetivo é formar uma equipe de força-tarefa destinada ao aprimoramento dos atendimentos em situações de diversos tipos. Uma das capacitações foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), no auditório da Escola Técnica Benedito Storani – cujas instalações foram cedidas para as aulas teóricas e práticas.
LEIA TAMBÉM
Semads discute política nacional para população de rua
De acordo com o tenente Gustavo Brunheroto Gennari, a iniciativa nasceu de uma proposta apresentada pelo comandante do 1º subgrupamento de Bombeiros, capitão Eli Tavares, e pelo coordenador da área de instrução da unidade, capitão Vítor Puato. “A intenção é que cada bombeiro tenha pelo menos duas especialidades em que ele possa atuar de forma mais eficaz numa ocorrência”, explica o capitão Gennari.
Segundo ele, já foram realizados treinamentos nas especialidades de salvamento aquático, mergulho, salvamento em mata, produtos perigosos, busca e resgate e estrutura colapsada. “A capacitação de hoje foca a atuação em casos de incêndios em vegetação, o que deverá contribuir bastante para as operações na Serra do Japi”, comentou.
O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Eduardo Luiz Carbonari, informou que o trabalho essencial da equipe é desenvolvido nas áreas de risco, mas o auxílio nas operações de combate a incêndio na Serra do Japi sempre aconteceu. “O pessoal já atua dentro das possibilidades, mas com este treinamento a dinâmica será outra”, disse.
Conscientização
Para o capitão Vítor Puato, o trabalho conjunto entre Defesa Civil e Corpo de Bombeiros sempre será muito produtivo. Contudo, ele ressalta que ainda falta a adesão da população.
“Não falamos só da Serra do Japi, mas de áreas menores também, como terrenos, onde os proprietários costumam queimar o mato cortado, criando situações de risco”, explica. Para diminuir essas práticas, ele aposta num trabalho de conscientização.
Sobre o período de maior incidência de queimadas, o capitão Vítor explica que o descontrole climático do início do ano fez mudar um pouco a estratégia, mas o trabalho dos bombeiros é permanente e as ações podem ser desencadeadas a qualquer tempo.
Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
-
21/06/2024
Defesa Civil coordena encontro com concessionárias de rodovias e linhas férreas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original