Defesa Civil integra força-tarefa dos bombeiros

Publicada em 23/04/2014 às 14:43

Os membros da Defesa Civil de Jundiaí participam de um treinamento desenvolvido pelo 19º Grupamento de Bombeiros – sediado na cidade. O objetivo é formar uma equipe de força-tarefa destinada ao aprimoramento dos atendimentos em situações de diversos tipos. Uma das capacitações foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), no auditório da Escola Técnica Benedito Storani – cujas instalações foram cedidas para as aulas teóricas e práticas.

LEIA TAMBÉM
Semads discute política nacional para população de rua

Treinamento foi dividido em duas turmas de 30 pessoas

Treinamento foi dividido em duas turmas de 30 pessoas

De acordo com o tenente Gustavo Brunheroto Gennari, a iniciativa nasceu de uma proposta apresentada pelo comandante do 1º subgrupamento de Bombeiros, capitão Eli Tavares, e pelo coordenador da área de instrução da unidade, capitão Vítor Puato. “A intenção é que cada bombeiro tenha pelo menos duas especialidades em que ele possa atuar de forma mais eficaz numa ocorrência”, explica o capitão Gennari.

Segundo ele, já foram realizados treinamentos nas especialidades de salvamento aquático, mergulho, salvamento em mata, produtos perigosos, busca e resgate e estrutura colapsada. “A capacitação de hoje foca a atuação em casos de incêndios em vegetação, o que deverá contribuir bastante para as operações na Serra do Japi”, comentou.

O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Eduardo Luiz Carbonari, informou que o trabalho essencial da equipe é desenvolvido nas áreas de risco, mas o auxílio nas operações de combate a incêndio na Serra do Japi sempre aconteceu. “O pessoal já atua dentro das possibilidades, mas com este treinamento a dinâmica será outra”, disse.

Tenente Gennari, capitão Vítor e coronel Carbonari

Tenente Gennari, capitão Vítor e coronel Carbonari

Conscientização
Para o capitão Vítor Puato, o trabalho conjunto entre Defesa Civil e Corpo de Bombeiros sempre será muito produtivo. Contudo, ele ressalta que ainda falta a adesão da população.

“Não falamos só da Serra do Japi, mas de áreas menores também, como terrenos, onde os proprietários costumam queimar o mato cortado, criando situações de risco”, explica. Para diminuir essas práticas, ele aposta num trabalho de conscientização.

Sobre o período de maior incidência de queimadas, o capitão Vítor explica que o descontrole climático do início do ano fez mudar um pouco a estratégia, mas o trabalho dos bombeiros é permanente e as ações podem ser desencadeadas a qualquer tempo.

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/23/defesa-civil-integra-forca-tarefa-dos-bombeiros/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original