Graduação de capoeira contagia o centro esportivo Dal Santo

Publicada em 26/04/2014 às 21:16

A noite foi de festa para 80 alunos do grupo de capoeira Nação Cultural, na noite de sexta-feira (25), no centro esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami quando foram graduados na modalidade. O evento contou com a participação da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), e do secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.

Primeira-dama e secretário de Esportes com capoeiristas

Primeira-dama e secretário de Esportes com capoeiristas

No grupo comandado pelo professor Cassiano Coradi, ao menos 21 alunos são do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama). “Gostaria de parabenizar cada um dos alunos pela graduação e dizer para as pessoas com deficiência que não percam a garra e continuem com o esporte”, afirma a primeira-dama.
O secretário de Esportes e Lazer diz acompanhar sempre a modalidade e percebe o quanto ela envolve as pessoas. “É um esporte que desenvolve a cultura, trabalha a educação e disciplina”.

O professor explica que a capoeira é uma terapia e uma forma de inclusão social. “A capoeira é um esporte que resgata a criança. É um meio para que ela socialize e não se envolva com o crime ou drogas”, afirma Cassiano.

Acolhimento

Iago, de 8 anos, é deficiente visual e foi o primeiro a receber a graduação, além de jogar com o professor. Ao som do atabaque e do berimbau, o aluno seguia as orientações do mestre e não parava de gingar nenhum minuto.

Na Vila Maringá, confraternização de funcionários

Na Vila Maringá, confraternização de funcionários

“A capoeira é uma modalidade que acolheu o Iago”, afirma a mãe, Vanesca Peromingo. “Como ele tem a audição mais aguçada, a música e as palmas deixam-no muito animado”.

Para Denise Silva Neves, professora do Peama, alguns alunos receberam a corda pela primeira vez, mas outros já participam da terceira graduação. “A capoeira, assim como outras modalidades de esportes, são maneiras de incluir essas pessoas na sociedade e elas não se sentem diferentes dos outros alunos”, destaca.

Confraternização
A primeira-dama também foi convidada para participar da confraternização de funcionários da Emeb Lucírio Valli, na Vila Maringá, na noite de sexta-feira (25). Na ocasião, foi comemorado o aniversário de quatro colaboradores da Emeb. Margarete Bigardi os presenteou com flores.

Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/26/graduacao-de-capoeira-contagia-o-centro-esportivo-dal-santo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original