Saúde anuncia mutirão contra fila de ortopedia

Publicada em 28/04/2014 às 18:52

Na audiência pública sobre o orçamento de 2013, promovida nesta segunda-feira (28) pelo Conselho Municipal de Saúde, no plenário da Câmara de Vereadores, o atual secretário Gerson Vilhena Pereira Filho anunciou a realização de um novo mutirão no mês de maio para enfrentar a fila do setor de ortopedia.

LEIA TAMBÉM
Dia D contra gripe ajuda a superar 16 mil doses da vacina

Dengue amplia prevenção com palestras e ações educativas

Gerson Vilhena fala na audiência pública: transparência

Gerson Vilhena fala na audiência pública: transparência

“Conseguimos marcar um mutirão intensivo que vai ser realizado no Hospital São Vicente de Paulo pelas equipes do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), organizada pela Célia Pelliciari Galeotti, e outra coordenada pelo médico e diretor da Faculdade de Medicina (FMJ), Itibagi da Rocha Machado”, afirmou o secretário.

Ele explicou que tanto o São Vicente quanto o Universitário (HU) possuem centros cirúrgicos comprometidos com os atendimentos de urgência, que são prioritários, e também os eletivos (intervenções de menor porte). Por isso, as medidas precisam ser bastante articuladas.

“Conseguimos em 2013 zerar a fila de cirurgias eletivas que vinham de vários anos, como a hérnia inguinal, por exemplo, fechando uma parceria com o Hospital Universitário e usando o centro cirúrgico à noite. Agora estamos avançando na fila de varizes e acabamos de acertar o trabalho com as cirurgias de vesícula”, detalhou Gerson Vilhena. Outra medida foi ampliar a cota para exames laboratoriais de cada unidade básica, com intuito de zerar a fila de espera.

Números
A informatização da rede de saúde também foi uma questão levantada, com a observação de que Jundiaí tem 395 mil habitantes e 710 mil prontuários cadastrados. “Quanto mais avançarmos, mais receberemos pessoas da região que até usam endereço de parentes ou amigos daqui. Estamos analisando o modelo do sistema empregado para melhorar isso”, disse o secretário Gerson Vilhena.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/28/saude-anuncia-mutirao-contra-fila-de-ortopedia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original