Jundiaí ganha prêmio em congresso de saúde

Publicada em 29/04/2014 às 18:20

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jundiaí conquistou o primeiro lugar no 7° Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde, realizado de 9 a 11 de abril em São José dos Campos (SP). O trabalho premiado foi apresentado por Bárbara Roveri, chefe de serviço social, e Roberta Guerra, chefe de psicologia, ambas do Hospital São Vicente de Paulo.

LEIA TAMBÉM
Saúde anuncia mutirão contra fila de ortopedia

Bárbara: “Favorece a segurança e assistência integral”

Bárbara: “Favorece a segurança e assistência integral”

O trabalho apresentado foi “Fluxo de Notificação de Atendimentos a Situações de Violência no Hospital São Vicente de Paulo”, desenvolvido a partir da necessidade de criação de um atendimento integral e humanizado de pessoas vitimizadas pela violência. Nele, delineou-se a passagem obrigatória pelas setores de Serviço Social e Psicologia.

De acordo com as autoras, esse fluxo utilizou as portarias do Ministério da Saúde e as deliberações da Organização Mundial de Saúde (OMS), envolvendo equipe multiprofissional para identificar tipologias e naturezas de atos de violência, tendo como resultado a sensibilização do profissional de saúde para identificar essa demanda.

“Infelizmente, o número de casos atendidos vem crescendo consideravelmente ao longo dos meses. Com a avaliação precoce de pacientes sob suspeita ou em situação de violência, isso favorece a segurança e assistência integral diante de necessidades emergenciais e da necessidade de hospitalização”, explica Bárbara.

A premiação no evento tem uma importância especial por ter sido organizado pelas principais universidades do Estado de São Paulo (USP, Unicamp e Unesp).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/29/jundiai-ganha-premio-em-congresso-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original