‘Sexta no Centro’ promete vida nova à região Central
Publicada em 29/04/2014 às 19:36Arte, cultura e gastronomia. Esse é o tripé do evento ‘Sexta no Centro – Gastronomia e Cultura para toda a família’, que promete dar uma nova vida à região central de Jundiaí em eventos mensais. A iniciativa partiu da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento e Turismo. A primeira edição está marcada para o dia 9 de maio seguida por uma edição dupla (por causa da Virada Cultural) nos dias 24 e 25 do mesmo mês.
O evento faz parte do projeto de Revitalização do Centro, e quer atrair a população com boas atrações artísticas, de artesanato e de boa comida.
Uma reunião foi realizada segunda-feira (28) com as secretarias envolvidas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Guarda Municipal para discutir os preparativos, segurança e estrutura do evento que contará, na estreia, com 15 barracas de alimentação, 20 bancas de artesanato e apresentações da Orquestra de Viola Caipira Terra da Uva e da banda Reprise Inédita.
A programação do ‘Sexta no Centro’ prevê apresentações artísticas, opções de gastronomia e feira de artesanato realizadas mensalmente, das 18h às 22h, na praça Governador Pedro de Toledo (em frente ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí).
“As secretarias uniram forças para criar este projeto, que tem como meta transformar a região central em um ponto de encontro das famílias e dos visitantes”, disse Jean Camoleze, diretor do Museu Histórico.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, disse que “hoje o Centro tem uma série de dificuldades que se arrastam há anos. A proposta é ajudar a resolver isso, devolvendo este espaço à população e turistas da região, além de garantir acesso ao lazer e à cultura”.
Revitalização
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, destaca que o ‘Sexta no Centro’ é o primeiro passo rumo à revitalização do Centro. “A proposta é levar cultura e estimular o turismo com ações focadas na região central, que é meta do governo Pedro Bigardi. Esta é a primeira ação de um conjunto destinado ao renascimento da região central.”
Segundo a diretora de Turismo, Marcela Moro, a proposta traz oportunidades para os artesãos que integram o Programa Jundiaí Feito à Mão e atrai turistas. “O evento cria novos atrativos para a cidade. A ideia é que seja permanente para atender os turistas que já vêm para a cidade e outros que tenham interessem em conhecer”.
Para o diretor de Abastecimento, Edilson Chrispim, o evento valoriza a agricultura local. “Teremos uma praça de alimentação bem diversificada a fim de oferecer opções gastronômicas para toda a família.”
Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original