Prefeitura apresenta parceria com Alemanha para o Ciesp

Publicada em 30/04/2014 às 18:41

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Jundiaí sediou na noite dessa terça-feira (29) a apresentação do Plano de Saneamento Básico Setorial para Limpeza Urbana e o Manejo de Resíduos Sólidos. Durante o encontro, que reuniu empresários e estudantes, o secretário municipal de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, falou sobre o projeto da Prefeitura de Jundiaí, que conta com parceria do governo alemão.

Secretário Aguinaldo Leite foi um dos palestrantes da noite

Secretário Aguinaldo Leite foi um dos palestrantes da noite

Para o secretário, a proposta é uma transformação a partir da mudança de mentalidade. “Temos que deixar de ter políticas de governo e desenvolver políticas de Estado”, comentou, ao apresentar o cronograma de trabalho para o desenvolvimento do plano de saneamento básico. “Em 2013, o plano foi revisado, montamos as comissões e iniciamos as consultas públicas. Agora, estamos compilando as propostas enviadas”, explicou.

Aguinaldo ainda apresentou como a gestão de resíduos sólidos é realizada pela Prefeitura. De acordo com ele, a coleta seletiva recolhe 546 toneladas/mês e atende 90% dos bairros, cuja destinação é a Central de Triagem do Geresol. “Com o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, queremos identificar os geradores sujeitos ao plano de gerenciamento específico ou ao sistema de logística reversa. Neste sentido, o Ciesp Jundiaí vai nos apoiar com o envio do questionário para as empresas”, destacou, explicando que o intuito da Prefeitura não é apenas fiscalizar o que as empresas estão fazendo, mas auxiliá-las na elaboração do plano.

Comprometimento
Christiane Pereira, da Universidade de Braunschweig, apresentou o projeto I-Nopa (Gestão Ecoeficiente de Resíduos Sólidos) que está sendo desenvolvido em cooperação entre os governos brasileiro e alemão. Participam ainda a PUC – Rio, o Unianchieta, o Instituto Creed e o governo federal por meio dos ministérios da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e das Cidades. “Todos os países, sejam eles ricos ou em desenvolvimento, estão vivenciando a realidade dos impactos ambientais, resultantes das emissões de gases de efeito estufa, principalmente. E, diante desta realidade, vemos a Prefeitura de Jundiaí comprometida com a promoção da valorização dos resíduos. A ideia, neste momento, é sensibilizar e capacitar os grandes geradores”, explicou.

De acordo com Christiane, o projeto I-Nopa vai promover a análise de campo a partir do mapeamento das empresas, e a partir daí elaborar o planejamento. “Os resultados não se limitarão a Jundiaí. Eles serão oferecidos para todo o País. Jundiaí vai se tornar referência para outros municípios brasileiros”, frisou.

Além da apresentação da proposta da Prefeitura e da parceira com o governo alemão, Isa Mattos, da Finep, apresentou as modalidades de financiamento disponíveis para empresas. “Financiamos a inovação que beneficia a empresa e, consequentemente o Brasil”, anunciou. Com taxas de juros entre 4 e 7% e carência de 36 meses, o Finep pode financiar até 90% do projeto.

Elo
O diretor titular do CIESP Jundiaí, Mauritius Reisky, acompanhado do vice-diretor, Cláudio Palma, recebeu ainda o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser; o diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli. “Este é um encontro que propõe o debate entre os principais envolvidos na questão. Precisamos fechar uma cadeia que hoje é aberta em produção, distribuição, consumo e descarte. A reutilização é o elo que falta para fechar este ciclo. Para discutir a reutilização, temos que envolver no mesmo debate o poder público e os recicladores. Este é o primeiro passo”, comentou Mauritius.

Mauritius avaliou o encontro como produtivo e destacou o papel da entidade em relação aos empresários e o poder público. “Vamos assumir o compromisso de distribuir os questionários para que a Prefeitura consiga mapear o mercado e, a partir daí, dar continuidade ao projeto que, temos certeza, fará a diferença e se tornará referência para todo o País”, comentou.

Assessoria de Imprensa Ciesp
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/30/prefeitura-apresenta-parceria-com-alemanha-para-o-ciesp/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original