Jundiaí é candidata a sediar escola russa de dança

Publicada em 10/04/2014 às 19:02

Jundiaí pode ser a primeira cidade fora da Rússia a ter uma unidade da Academia de Ballet Vaganova, sediada em São Peterburgo, que tem mais de dois séculos de tradição e revelou bailarinos como Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov. A proposta foi apresentada ao secretário de Cultura, Tércio Marinho, pelos diretores do Instituto Sócio Cultural Sergei Diaghilev, Flávio Freitas e Solange Matilde, nesta quarta-feira (9).

LEIA TAMBÉM
Mostra retrata Jundiaí sob a ótica dos artistas visuais

Tércio Marinho e os diretores do Instituto, Flávio Freitas e Solange Matilde

Tércio Marinho e os diretores do Instituto, Flávio Freitas e Solange Matilde

Segundo o diretor do Instituto, Jundiaí foi escolhida por sua tradição na dança e por ser um polo cultural importante no Estado. Na parceria, a Prefeitura cederia estrutura para a instalação da escola. “A ideia é permitir a formação de novos talentos para a dança clássica”, disse Flávio.

A proposta será apresentada à Academia de Ballet Vaganova em viagem que Flávio fará à Russia em maio. “O projeto já foi apresentado à Embaixada da Rússia, que apoiou a iniciativa. O próximo passo é consultar a academia para ver se há interesse em ter uma unidade em Jundiaí”, informou.

Para o secretário de Cultura, a novidade representaria um grande avanço. “É um projeto inédito, que oferece aos bailarinos a oportunidade de estudar em uma instituição secular reconhecida internacionalmente.”

O projeto prevê a instalação da academia russa por meio do Instituto Sócio Cultural Sergei Diaghlev, que tem como proposta desenvolver um trabalho de inclusão nas áreas de dança, música, artes plásticas, teatro, cinema e música. Inicialmente, seriam atendidas cerca de 150 crianças pela escola de dança russa. Paralelamente, o instituto atuaria na formação de mão de obra para a área cultural.

Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/10/jundiai-e-candidata-a-sediar-escola-russa-de-danca/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original