Nova banca de orgânicos na feira já é um sucesso
Publicada em 15/04/2014 às 16:37No mês em que completa um ano de funcionamento, a feira de produtos orgânicos de Jundiaí registra mais um dado que comprova sua grande aceitação por parte da população: a terceira banca, inaugurada em fevereiro deste ano, apresenta um balanço de vendas do seu primeiro mês de atividades altamente positivo, demonstrando também que o jundiaiense está aderindo a alternativas mais saudáveis de alimentação.
LEIA TAMBÉM
Rainha da Festa das Frutas de Indaiatuba visita Paço Municipal
Iniciada em 2013, a feira, que funciona na Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, no final da avenida Nove de Julho, nasceu com apenas duas bancas. Mas agora, com o reconhecimento da Organização de Controle Social (OCS) Jundiaí Orgânicos, que recebeu recentemente a certificação do Ministério da Agricultura, uma terceira banca passou a reforçar a oferta de produtos ao consumidor jundiaiense.
De acordo com balanço apresentado pela OCS Jundiaí Orgânicos, a nova banca comercializou, entre os dias 23 de fevereiro e 30 de março, uma média de 177 unidades de verduras folhosas por dia, totalizando mais de 600 unidades no período. A alface, segundo o relatório, foi o produto mais pedido pelos consumidores, destacando-se, dentre as variedades, a americana, a crespa e a crespa roxa.
Segundo os produtores da OCS, nas cinco semanas de feira, as vendas foram 100%, ou seja, não houve sobras. Com isso, tendo como parâmetro a última delas, no dia 30 de março, observou-se um aumento significativo nas vendas, algo em torno de 81% em relação aos períodos anteriores.
Já com relação aos legumes, as principais vendas foram registradas com produtos como quiabo, beringela, mandioca, alho poró e beterraba. O relatório da OCS também aponta outro dado interessante: produtos minimamente processados, como a mandioca descascada e embalada e o repolho ralado, perderam em vendas para os produtos apresentados em peças inteiras.
Frutas
O relatório apontou ainda que a procura por frutas, especialmente banana e abacate, tem sido alta. O limão vinagre também apresentou boas vendas, tendo crescimento contínuo nas últimas três semanas do período apurado.
O engenheiro agrônomo Felipe Magro, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, informa que os produtores da OCS estão analisando cada um dos dias de realização da feira, com o objetivo de investir na melhoria e dinamização desse tipo de comércio.
“São anotados itens como produtos que saem mais, os mais pedidos pelo consumidor, além do número de pessoas que vão à feira, tudo com o objetivo de moldá-la no perfil que mais atenda aos interesses da população”, explica o engenheiro.
A feira orgânica oferece hortícolas, hortaliças legumes e frutas, além de produtos industrializados, como bebidas, grãos derivados, molhos, ovos, laticínios, temperos, conservas e outros. Funciona todos os domingos, das 7 às 13 horas.
Por Alcir de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
08/01/2025
Consórcio do Circuito das Frutas elege nova presidência para 2025 e marca presença na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original