Armamento não letal: GMs concluem curso
Publicada em 11/04/2014 às 17:11Nesta sexta-feira (11), foi realizada, na sede da Guarda Municipal, a prova prática para os 29 guardas municipais que participaram do curso para uso da Spark, uma arma não letal que dispara descarga elétrica por meio de dardos. Uma equipe médica da Prefeitura de Jundiaí realizou, antes das provas, alguns exames clínicos nos guardas que participaram do curso, para que os profissionais pudessem testar a arma.
VEJA TAMBÉM
GM atende 2,6 mil ocorrências no primeiro trimestre
Segundo o inspetor Cláudio Ferigato, responsável pelo curso, durante uma abordagem, um guarda dispara o dardo com a descarga com auxílio de outro que faz a contenção do indivíduo. “Dessa maneira faremos o uso seletivo e proporcional da força, valorizando o maior bem jurídico tutelado que é a vida”, explica.
No começo deste ano, cerca de 23 guardas municipais de Jundiaí e de cidades que compõem a Aglomeração Urbana participaram do primeiro curso de operador de Spark.De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, até o fim deste ano mais 40 armas Sparks deverão ser adquiridas, totalizando 60 armas não letais. Essa aquisição faz parte do Programa do Governo Federal “Crack é possível vencer”.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original