Outubro Rosa entra para o Calendário de Eventos

Publicada em 16/04/2014 às 17:50

A Secretaria Municipal de Saúde marcou seu apoio na inclusão do evento “Outubro Rosa”, contra o câncer de mama, no calendário municipal de eventos. A iniciativa foi aprovada nesta terça-feira (15) na Câmara de Jundiaí, depois da edição de 2013 ter contado com a participação e apoio direto do prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Sérgio Reis é atração no Show do Centenário
Depois do tênis, Circuito do Esporte terá capoeira e jiu-jitsu

Caminhada no Parque da Cidade foi uma das ações realizadas no ano passado

Caminhada no Parque da Cidade foi uma das ações realizadas no ano passado

“O município teve duas edições da campanha, promovidas pelo nosso setor, crescendo no ano passado com a adesão da rede de saúde e inclusive com novidades, como a iluminação rosa promovida nos prédios do Paço, do Teatro Polytheama e da própria Câmara”, afirma a assistente social Ana Paula de Oliveira Moreira, do Ambulatório de Saúde da Mulher.

Campanha conta com apoio da primeira-dama e do prefeito Pedro Bigardi

Campanha conta com apoio da primeira-dama e do prefeito Pedro Bigardi

Um dos efeitos da visibilidade do tema foi o aumento no número de mamografias, que mais que dobraram naquele mês em que as unidades dos bairros e até uma caminhada no Parque da Cidade chamaram as mulheres para a prevenção e chegaram a 3.250 exames.

Os vereadores Rafael Antonucci e Antonio de Pádua Pacheco articularam o projeto e a apresentação de dados, que mostraram a evolução de 47 casos em 2012 para 55 em 2013, em parte pela detecção precoce indicada pelos exames.

“A saúde da mulher ganhou um espaço muito significativo na cidade e na região e esse reconhecimento para o Outubro Rosa é mais uma etapa desse trabalho”, acrescentou Ana Paula, lembrando que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no planeta (e o primeiro entre as mulheres), de acordo com dados citados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Os preparativos para a edição deste ano, agora como evento oficial depois da sanção pelo prefeito Pedro Bigardi, já começaram com reuniões junto ao Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, e à Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Casa Civil, articulada por Marilza Campos, e pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/16/outubro-rosa-entra-no-calendario-municipal-de-eventos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original