Saúde preventiva chega a moradores de rua no São Camilo
Publicada em 23/04/2014 às 18:21Uma tenda simples, montada no meio da futura avenida em construção sobre o córrego do bairro, abrigou nesta quarta-feira (23) uma ação conjunta da UBS São Camilo e do programa de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), ambas da Secretaria de Saúde, voltada para moradores de rua ou dependentes químicos que já haviam recebido uma primeira ação em fevereiro. Desta vez, a equipe de saúde entregou os resultados dos exames realizados previamente.
“Essa ação foi montada por agentes comunitários, a partir da proposta de dois deles, Raquel e Adriana. Todas buscaram retomar o contato para essa devolução de exames”, comentou a enfermeira Grace Paula da Cruz.
O trabalho também marca a primeira equipe específica do Programa de Saúde da Família (PSF/ESF) da unidade. Para o médico Ricardo Godoy, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a ação mostra que profissionais podem deixar a zona adequada de conforto.
“É uma questão de cidadania. Se algum morador não vem até o serviço de saúde precisamos levar isso a ele e orientá-lo, inclusive com receita”, afirma.
Ele lembra que o resultado mais comum entre os 28 atendimentos é a sífilis. A doença, comum no século 19 mas ainda presente nos dias de hoje, se tratada pode evitar que o portador seja um vetor de transmissão.
Importância
Foram realizados exames do protocolo do CTA (como HIV, Hepatite B e C e a própria Sífilis) e também outros feitos pelas unidades de saúde.
“É muito importante o governo lembrar que também somos gente”, comentou um paciente que preferiu não se identificar, aliviado com o fato de que sua tosse não era sintoma de tuberculose. Ele contou ser de Jundiaí e morar na rua, aos 31 anos, por dependência química.
Uma moradora que cedeu o quintal para os materiais da equipe comentou que apoia totalmente ações desse tipo e disse esperar que um trabalho como esse possa melhorar a expectativa de muita gente.
A ação contou ainda com o apoio das agentes comunitárias Alekssandra, Daniela, Regine, Sue Ellen, Mariângela e Sandra.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
-
23/02/2025
Jundiaí como referência: CEREST recebe comitiva da Bahia para troca de experiências em saúde do trabalhador
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original