‘Na Pista Certa’ recebe alunos das Emebs no Parque da Uva

Publicada em 05/05/2014 às 16:11

Desta segunda-feira (5) até sábado (10), aproximadamente 1,2 mil crianças das escolas municipais de ensino básico devem passar pelo Parque da Uva, onde é realizada mais uma edição do programa “Na Pista Certa”. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Transportes em parceria com a Fundação Mapfre.

LEIA TAMBÉM
Com Alckmin, Bigardi fala sobre os acessos da Anhanguera

Prefeito acompanha a liberação da 5ª faixa da Bandeirantes

A programação começa com a sessão de contação de história

A programação começa com a sessão de contação de história

O programa aposta no desenvolvimento de ações educativas, com o objetivo de disseminar, por intermédio das crianças, valores, comportamentos e informações sobre segurança no trânsito. De acordo com a diretora de Trânsito, Regina Romão, trata-se de uma ação importante, pois desperta nas crianças o interesse pelas boas práticas no trânsito.

“Elas acabam se tornando fiscais dos pais, aproveitando o que já conhecem sobre uma série de situações, como o uso do celular, o respeito ao semáforo, dentre outras informações que recebem no programa”, diz a diretora.

As crianças que participam estão na faixa de 8 a 10 anos de idade e são divididas em turmas: contação de histórias, dentro da carreta que fica estacionada no local todos os dias, e a parte prática, desenvolvida em uma espécie de cidade mirim itinerante em que os alunos são os motoristas, utilizando bicicletas.

Na cidade fictícia, as crianças vivenciam uma situação real

Na cidade fictícia, as crianças vivenciam uma situação real

Na cidade, as crianças vivenciam, de maneira lúdica e pedagógica, orientações e conceitos sobre segurança viária, comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista dos motoristas quanto dos passageiros, dos pedestres e dos ciclistas.

Blog
A presença do programa em Jundiaí está sendo aproveitada, também, para a criação de um blog, que será lançado em breve, voltado principalmente aos professores. O coordenador pedagógico do “Na Pista Certa”, Renato Ribeiro, explica que a nova ferramenta tem como objetivo narrar como tem sido a passagem do programa pelas cidades.

No ano passado, foram atendidas 23 mil crianças. Segundo Renato Ribeiro, a escolha das cidades leva em conta, preferencialmente, aquelas onde existam programas de educação do trânsito, como é o caso de Jundiaí. “Em outros casos, são municípios com estatísticas que apontem alto índice de acidentes envolvendo motoristas, ciclistas e pedestres.”

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/05/na-pista-certa-recebe-alunos-das-emebs-no-parque-da-uva/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original