Coordenadoria ganha reforço e articula ações

Publicada em 08/05/2014 às 15:55

Em quase 17 meses de atuação na Prefeitura de Jundiaí, a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência tem realizado e articulado inúmeras ações que fazem parte do Plano de Governo e que estão previstas no PPA (Plano Plurianual 2014/2017).

Reinaldo e Junior: “Sinergia entre as secretarias”

Reinaldo e Junior: “Sinergia entre as secretarias”

Seguindo esse trabalho, em abril, o coordenador Reinaldo Fernandes participou da 13ª Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Esporte Adaptado (ReaTech).

O evento tem como objetivo apresentar avanços tecnológicos, científicos e humanos no que diz respeito aos direitos e garantia da participação das pessoas com deficiência. Mas, para o coordenador, este encontro foi muito além.

“Nós fizemos contatos com representantes do Governo Federal, trocamos experiências com coordenadorias e secretarias de outras cidades. Isso possibilita que continuemos as articulações que já fazemos todos esses meses. Um trabalho que, por exemplo, vai muito além de ter um recurso aprovado para um projeto.”

“Destaco o contato com o secretário municipal adjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Tuca Munhoz, e o superintendente da Fundação Dorina Nowill, Ademir Ramos da Silva, entre outros representantes”, completa.

Fernandes ressalta ainda algumas das ações realizadas pela coordenadoria como a Campanha Estacione Consciente; adequação de 40% das calçadas da cidade nas normas ABNT; dois ônibus adaptados para atender o município; projeto de adaptação de todos os ônibus; Projeto Seta (Serviço Especial de Transporte Adaptado); formação de 50 servidores no curso de Libras; um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER), parte do Programa Viver Sem Limites do Governo Federal; criação da Comissão Permanente de Acessibilidade, garantindo que todos os prédios públicos sejam acessíveis, entre outros.

Entre ações e realizações, destaca-se também a participação jundiaiense no Fórum Nacional das Coordenadorias da Pessoa com Deficiência, que está em criação com a adesão de municípios de todo o País.

A equipe
Para fortalecer o trabalho e avançar na mediação da coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência, composta por Reinaldo e pela assessora municipal Sueli Ruiz, no início deste ano Junior Nascimento foi convidado para participar da equipe. Intérprete desde 2000, já trabalhava como voluntário para a Prefeitura de Jundiaí e outras instituições. “A missão é auxiliar na construção das políticas públicas e articular em campo, com as instituições, comunidade e órgãos”, comenta Junior.

Além da importância de ter um intérprete nos eventos públicos e de difundir o uso da língua de sinais, Junior destaca ainda o papel de mediação da coordenadoria. “Meu objetivo é contribuir para que a coordenadoria seja um meio para alinhar todas as secretarias, de forma que atinjam as pessoas com deficiência.”

Luiza Ronchi
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/08/coordenadoria-ganha-reforco-e-articula-novas-acoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original