Cerimônia oficializa o Dia da Bandeira Municipal

Publicada em 09/05/2014 às 17:28

A partir desta sexta-feira (9), as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e a de Jundiaí ficarão permanentemente expostas na Praça da Liberdade, onde está o Paço Municipal. Além da primeira comemoração do Dia da Bandeira Municipal, instituído ano passado, a solenidade realizada na manhã de sexta também serviu para a inauguração do novo Pavilhão das Bandeiras, concebido por meio de projeto do arquiteto jundiaiense Araken Martinho – o mesmo que idealizou o Paço Municipal, inaugurado na década de 1980.

Bandeiras permanecerão hasteadas 24 horas

Bandeiras permanecerão hasteadas 24 horas

Durante a solenidade, que contou com a presença do autor da lei, o vereador Dirlei Gonçalves, secretários municipais e autoridades civis e militares da cidade, o prefeito Pedro Bigardi destacou que a posição das bandeiras numa das partes mais altas da cidade tem um papel muito significativo. “Vai nos fazer lembrar, no dia a dia, dos valores da nossa pátria, da nossa soberania”, disse.

Sobre a escolha do arquiteto Araken Martinho para desenvolver o projeto dos novos mastros, o prefeito comentou que tratou a questão como uma sequência da história do prédio. “Não podemos esquecer que o Paço também é uma obra de arte, um monumento visto por toda a cidade, com um grande valor arquitetônico”, disse.

Solenidade contou com autoridades e convidados

Solenidade contou com autoridades e convidados

O prefeito também elogiou a iniciativa do vereador Dirlei em criar uma data para reverenciar a Bandeira da Jundiaí. “É um ato de muito civismo e que deve envolver todos os cidadãos.”

Emocionado, o arquiteto contou que teve o cuidado e a preocupação de encontrar uma empresa no País que pudesse dar forma ao projeto e executá-lo do início ao fim.

“Especialistas do Rio Grande do Sul nos auxiliaram nessa missão, uma vez que a ideia era de que o pavilhão principal, aquele que recebeu a Bandeira do Brasil, tivesse a mesma altura do Paço. Assim, pode ser contemplado de igual forma por toda a cidade”, disse.

Assim que as bandeiras subiram, o olhar de encantamento pôde ser observado nas cerca de 200 pessoas que acompanharam a solenidade. E o arquiteto Araken Martinho ainda completou: “Esperem para ver à noite, quando tudo estiver iluminado.” De fato, pelo novo sistema implantado para exposição das bandeiras, elas vão ficar mais visíveis quando anoitece, por conta das luzes.

A cerimônia contou com a presença dos secretários municipais, diretores das secretarias, do presidente da Câmara, Gerson Sartori, do comandante do Corpo de Bombeiros, Mauro Minoru, representantes do 12º Grupo de Artilharia de Campanha, da Polícia Militar e Polícia Civil de Jundiaí, além de dois pelotões de soldados, da Guarda Municipal e do 12º GAC.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/09/cerimonia-oficializa-o-dia-da-bandeira-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original