Dia das Mães emociona nas unidades de saúde
Publicada em 09/05/2014 às 19:11Teve início em diversas unidades de saúde de Jundiaí, nesta sexta-feira (9), as atividades referentes à chegada do Dia das Mães, tendo a emoção como ponto comum em todas as ações. Elas ocorreram na UBS Retiro, na UBS Agapeama, na UBS Rio Acima, na UBS Maringá e chegam nesta segunda-feira (12) na UBS Corrupira, tendo ocorrido ao longo da semana também na UBS Esplanada e na UBS São Camilo.
LEIA TAMBÉM
Saúde leva meio ambiente para Semana de Museus
Saúde promove fitoterapia de chás e temperos
“Além de valorizar nossa comunidade, também oferece um momento de lazer”, comentou a agente comunitária de saúde Leila Pinheiro, da unidade PSF Rio Acima. O local recebeu quase 100 pessoas do bairro para uma apresentação do Coral de Idosos do Criju, que cantou peças como “Fascinação”, “Mamãe, Mamãe” ou uma adaptação do “Tema de Lara”, entre outras.
O regente André Minutti lembrou que também homens viram “mães” em casos de viuvez ou de cuidarem de sobrinhos ou até dos pais.
Na UBS Retiro, aconteceu uma tarde de seresta no salão comunitário da Igreja São José Operário. No mesmo horário, na Agapeama, participantes do curso de gestantes debateram o filme “O Renascimento do Parto”, na valorização do parto natural.
Lembranças
Na UBS Vila Maringá, as agentes comunitárias organizaram uma tenda externa de recepção para as mães com serviços de aferição de pressão e glicemia e lembranças em forma de sabonetes artesanais.
“É bom para lembrar que ser mãe dá trabalho, mas é tão bom”, comentou a moradora Yara Moriggi ao lado da equipe de agentes comunitários da unidade.
Para Olímpia Barbosa de Souza, moradora do Rio Acima que apreciou a data, o convite feito por uma vizinha valeu a pena. “Foi muito bonito”, afirmou.
Analisando essas iniciativas da rede de unidades de saúde, a coordenadora de Práticas Integrativas (PICS) na atenção básica, Míriam Sanfelici, comentou que no recente encontro nacional do setor onde Jundiaí esteve representada em Brasília mostrou a importância dessas iniciativas. “São parte de uma promoção da saúde”, afirmou.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
-
20/05/2026
Jundiaí é a 2ª melhor cidade do Brasil em qualidade de vida e lidera ranking nacional de bem-estar -
19/05/2026
Articulação com Estado garante reforço para rede hospitalar de Jundiaí -
08/05/2026
Dia das Mães é celebrado com tarde especial de integração e bem-estar no Parque da Cidade -
08/05/2026
Dr. Flavio Amorim assume a Saúde com foco na redução de filas e eficiência no atendimento
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



