Furto de veículos: GM e Civil tiram irmãos de circulação
Publicada em 12/05/2014 às 13:03Dois irmãos, um de 49 anos e outro de 51, foram detidos pela Guarda Municipal de Jundiaí sob acusação de furto de veículos. Num trabalho integrado com a Polícia Civil, a GM encontrou no utilitário que a dupla usava diversos equipamentos para ignição de veículos, aparelhos eletrônicos, chaves ‘mixa’ (que abrem qualquer fechadura) e ferramentas. As prisões aconteceram sábado (10), três dias depois de guardas e investigadores surpreenderem outra dupla suspeita de furtar uma moto na cidade.
LEIA TAMBÉM
Prefeito anuncia investimentos em segurança pública
Conheça as novas ações da Guarda Municipal
A exemplo desta ação integrada do dia 7 de maio, o sistema eletrônico de leitura de placas (OCR) da Guarda Municipal foi fundamental para o sucesso da operação. Junto com policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a GM monitorava um utilitário Fiorino, de cor branca, suspeito de dar cobertura aos furtos de veículos ocorridos em Jundiaí.
No sábado (10), uma equipe do Canil da Guarda Municipal conseguiu localizar os irmãos – que moram no bairro Jaraguá, na Grande São Paulo. Os GMs Francisco, Spinelli e Brito encontraram a dupla no Vianelo, depois que o sistema de leitura de placas da corporação acusou a entrada do veículo na cidade. Foi graças à investigação da DIG que as placas do furgão puderam ser identificadas.
Os dois foram interrogados pelo titular da DIG, delegado Marcel Fehr, que mais tarde autuou-os em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo e receptação de documento de carro roubado. Os irmãos foram levados até o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista. O Fiorino foi apreendido. Participaram também da prisão os guardas Gasparetto, Júlio e Pupo.
Força-tarefa
O apoio da Guarda Municipal à Polícia Civil se deve à força-tarefa criada pelo titular da Delegacia Seccional de Jundiaí, Luiz Carlos Branco Júnior, para coibir a prática de furtos e roubos de veículos no município.
No dia 7 de maio, dois homens suspeitos de participarem do furto de uma moto CB 300 vermelha foram detidos pela GM. Foi por meio do monitoramento pelas câmeras que fazem a leitura de placas que Polícia Civil e Guarda Municipal conseguiram chegar até a dupla.
O leitor eletrônico de placas OCR (sigla em inglês que significa Recuperação Ótica de Caracteres) age em parceria com o sistema de monitoramento por câmeras, ambos operados pela Guarda Municipal de Jundiaí. Funciona assim: as placas dos veículos furtados ou roubados são cadastradas no OCR, que avisa por meio de um sinal sonoro quando alguma delas passa pelos leitores. A partir daí, por meio das câmeras, o Centro de Controle Operacional (CCO) da GM faz o monitoramento e aciona as viaturas.
Nesta parceria com a Polícia Civil, também passaram a ser cadastradas no leitor eletrônico as placas dos veículos usados pelos criminosos para cometer esses furtos e roubos. As denúncias feitas pelos telefone 153 (GM) e 181 (Disque-Denúncia) têm ajudado nisto, além da investigação realizada pela DIG.
Somente em 2013, a Guarda Municipal de Jundiaí recuperou 213 veículos por meio do leitor eletrônico de placas.
Luciano Guerino
Fotos: Divulgação
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original