Júlio Romanini, o ‘imperador’ do futsal de Jundiaí

Publicada em 13/05/2014 às 18:39

Jundiaí conquistou o tricampeonato da Copa TV Tem dia 8 de maio, ao vencer Várzea Paulista na final, por 4 a 3, no ginásio do Bolão, em Jundiaí. O destaque da conquista foi o ala Júlio Romanini, de 34 anos, artilheiro da competição com seis gols marcados. A experiência do craque, que atuou até em Roma, na Itália, o ajudou a levar Jundiaí a mais um título.

LEIA TAMBÉM
Stand Up Paddle: Alex Araújo leva 2 títulos em Pernambuco

“Esta conquista foi muito importante para mim. No ano passado perdi o pênalti na decisão e ficamos com o vice. Desta vez pude ajudar a equipe com minha experiência. A garotada está de parabéns”, lembrou o atleta. “Na final, os mais novos me perguntaram se estava nervoso e disse que não. Mas na hora que vi o Bolão lotado, não teve jeito… Neste ano, a repercussão da competição foi muito grande”.

Júlio Romanini fez sucesso no futsal italiano

Júlio Romanini fez sucesso no futsal italiano

O atleta parou de jogar futsal profissionalmente há 2 anos, mas reforçou Jundiaí na competição e fez bonito. Júlio Romanini é um ícone do esporte em Jundiaí e atuou em 11 temporadas no futsal italiano.

Nascido na cidade, ele começou a trilhar seu caminho nas quadras aos 6 anos, quando defendia o Nacional. “Quando criança, a gente gosta de jogar bola na rua, quadra, campo. Meu pai me incentivou no futsal e me levou até o Nacional, onde joguei até os 10 anos”, disse.

Do Nacional, ele foi para o Clube São João onde ficou até os 21 anos. No novo clube, disputou diversas competições, como Estadual, Jogos Abertos e Regionais. “Com 21 anos, surgiu a chance de me transferir para a Itália e lá fiquei 11 anos direto”.

Na Itália, Romanini atuou pelo BNL de Roma, Roma, Montesilvano da Província Pescara e Fiumicino, também de Roma. Com dupla cidadania, foi convocado pela seleção italiana durante 6 anos.

“A passagem pela Itália foi uma experiência incrível. Cheguei lá com 21 anos e voltei para o Brasil aos 32. Meu crescimento profissional e pessoal foi gigantesco. Tenho duas filhas, uma delas nasceu lá”, disse. “Sou muito grato ao futsal, que me proporcionou várias coisas, como a parte financeira e o ganho cultural. Joguei na Itália em um bom momento financeiro do País. Os italianos são destaque na modalidade, junto com espanhóis e russos. Pude absorver várias coisas. Fora a organização dos campeonatos, que é bem diferente da do Brasil”, explicou.

Há 2 anos fora do futsal profissional, Júlio Romanini cursa Ciências Contábeis – ele está no quinto semestre. “Quando parei, não queria fazer nada relacionado com a modalidade. Agora já penso em ajudar de alguma forma fora da quadra, na parte burocrática”.

Ala foi artilheiro da Copa TV Tem com seis gols

Ala foi artilheiro da Copa TV Tem com seis gols

Jogo das Estrelas
Júlio Romanini prepara-se para a disputa do ‘Jogo das Estrelas’. Com organização da Liga Jundiaiense Futsal e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, a partida acontece dia 21 de junho (sábado), no ginásio do Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão. O duelo vai ajudar as entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (Funss). A entrada será 1 quilo de alimento ou uma lata de leite em pó.

“Essa iniciativa é muito bacana. Jundiaí precisava de uma partida desta para fomentar a modalidade”, concluiu.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/13/julio-romanini-o-imperador-do-futsal-de-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original